Autárquicas 2008/Ribeira Brava: Candidatura do PAICV promete pólo formação profissional

Vila Ribeira Brava, 06 Mai (Inforpress) - A candidatura do PAICV a Câmara Municipal da Ribeira Brava elege a Educação como um dos pontos fortes do seu programa de governação, tendo em conta o peso que a juventude representa neste município.

Um dos problemas que a camada juvenil enfrenta na Ribeira Brava e o desemprego, prometendo a equipa do PAICV, liderada por Américo Sabino Soares Nascimento, criar alternativas para resolver esse mal.


Entre as soluções para o desemprego, o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde aponta a criação em S.Nicolau de um pólo de formação profissional.


Segundo Américo Nascimento, a problemática da juventude, na vertente emprego, “passa, obviamente, pela formação e qualificação”.


Com relação ainda ao sector educação no município da Ribeira Brava, o candidato do PAICV efectuou, esta semana, uma visita as instalações da Escola Secundaria “Baltazar Lopes da Silva”, a qual depara-se com vários constrangimentos a nível de espaços físicos.


“Não podíamos passar a campanha sem realizar uma visita a esse estabelecimento de ensino, para conversar directamente com seu director sobre as carências deste liceu”, observa.


Conforme Américo Nascimento, o edifício que acolhe o funcionamento do liceu da Ribeira Brava fora inaugurado no ano de 1987 e desde então mantém a mesma estrutura em termos de espaços.


Américo Nascimento afirma que as carências dessa escola secundária constam do programa de governação da sua equipa como um “problema a resolver junto do Ministério da Educação e Ensino Superior”.


“E uma responsabilidade do Governo, mas com a nossa influência junto deste, de certeza que iremos melhorar as condições de ensino e aprendizagem nesse liceu”, garante.


Américo Nascimento, que e licenciado em educação física e desporto, mostra-se particularmente sensibilizado e preocupado com a falta de condições no referido liceu para a pratica do desporto e da educação física, não só por parte dos alunos do ensino secundário, como parte também dos do ensino básico integrado, uma vez que os dois ramos de ensino na Ribeira Brava coabitam o mesmo espaço na Ribeira Brava, ou seja, o complexo escolar de Chãzinha.


CH