Vila da Ribeira Brava, 14 Maio (Inforpress) – O candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava vem apelando aos jovens de S.Nicolau a conhecerem a história desta ilha e a estudá-la, também.
Amílcar Spencer Lopes repetiu esse apelo, terça-feira à noite, no comício que a sua candidatura realizou no Cachaço, quando se referia ao património físico, em estado de degradação, que a Câmara Municipal reabilitou depois de 2004, incluindo o antigo fontanário daquela localidade.
Afirmou que “um povo que tem memoria é um povo que tem futuro”, e enaltece o da Ribeira Brava, que tem “memória, passado e história”.
Do passado histórico do seu município, aponta, como exemplo, o caso do Doutor Júlio José Dias, cujo busto está erguido no Terreiro, na vila da Ribeira Brava.
Dessa ilustre figura sanicolauense, Amílcar Spencer Lopes faz o retrato para aqueles que não conhecem a sua história: “Doutor Júlio foi um dos primeiros grandes cabo-verdianos de todos os tempos”.
Conforme revelou, esse benemérito cabo-verdiano, nasceu e criou na ilha de S.Nicolau. Filho de pessoas com posses económicas, estudou em Paris, onde doutorou-se em Química e Medicina. Em 1830, depois de defender a sua tese sobre “pedra na vesícula”, regressa a sua ilha S.Nicolau para vir trabalhar com o seu povo.
Dessa figura ilustre, Amílcar Spencer Lopes salienta este gesto nobre: quando se quis estabelecer o Seminário nesta ilha e não havia lugar para o efeito. Doutor Júlio ofereceu, então, a sua casa para a instalação dessa instituição de educação eclesiástica e foi morar no Cachaço.
“Essas coisas têm que ser valorizadas, por isso estamos a valorizar o nosso passado”, observa o candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal da Ribeira.
CH
Inforpress/fim