Vila da Ribeira Brava, 13 Mai (Inforpress) - O candidato do PAICV a presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava disse, hoje, à Inforpress, que os estudos para a definição do traçado da via de acesso à Covoada já estão em curso e que a energia eléctrica, conforme prometera o governo, deverá chegar aquela localidade até o final de 2008.
Américo Nascimento promete trabalhar com o governo na realização desses dois projectos, os quais, na opinião dele, irão garantir a viabilidade e sustentabilidade daquela povoação, enquanto parte integrante do município da Ribeira Brava.
Segundo o candidato do PAICV, a resolução do problema da via de acesso aquela localidade irá implicar avultadas somas, mas que o investimento justifica-se plenamente porque Covoada é a zona mais produtiva de S. Nicolau em termos de agricultura.
Américo Nascimento acredita que depois da materialização dos referidos projectos, Covoada encontrará soluções para os seus problemas, particularmente o desemprego, que afecta, sobretudo, a camada jovem.
O candidato ‘tambarina’ acredita ainda, que as pessoas de Covoada que, nos últimos anos, deixaram essa localidade, para se fixarem na Fajã e no Tarrafal, regressarão a sua aldeia natal, logo que esse povoado vizinho do vale de Fajã disponha de energia eléctrica e via de acesso.
“Essas pessoas tem lá as suas propriedades, vão produzir e ganhar o seu ganha-pão, sem necessidade de irem procurar trabalho nas frentes de alta intensidade de mão-de-obra (faimo), observa.
O candidato do PAICV a presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava afirma, por outro lado, que a electrificação de Covoada e a construção de uma via de acesso àquele povoado são investimentos com futuro, uma vez que essa localidade oferece, também, muitos atractivos para o desenvolvimento do turismo.
Tendo em conta as potencialidades que Covoada tem nos domínios de agricultura e turismo, Américo Soares Nascimento tem a convicção de que não será só essa localidade a ganhar com os investimentos na energia eléctrica e na via de acesso, como também todo o município da Ribeira Brava.
CH
Inforpress/fim