Autárquicas 2008: MpD quer conjugar esforços com o governo no desenvolvimento da Ribeira Brava

Vila Ribeira Brava, 13 Mai (Inforpress) - A plataforma eleitoral do MpD para as eleições de 18 de Maio elege agricultura, pecuária e pesca como sectores importantes no desenvolvimento económico deste município, ao lado do turismo, recursos hídricos e energia, ordenamento do território, infra-estruturas e protecção civil, e comércio interno.

Embora os três primeiros sectores sejam mais da competência do governo, a candidatura do MpD afirma que o poder local “não pode e não deve alhear-se delas”, tendo em conta a sua importância para o desenvolvimento deste município.


Nesse sentido, propõe-se trabalhar com o Governo, os serviços desconcentrados do Estado e com o sector privado, para “modernizar e desenvolver esses sectores da economia de forma conjugada e de maneira a criar empregos e servir as populações”.


No domínio da agricultura, entre as propostas, considera prioritária a adopção de um Plano Integrado de Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Vale da Ribeira Brava, tendo em conta os ganhos directos que as acções nele consagradas poderão trazer para a gestão dos recursos hídricos, agricultura e pecuária e, de forma indirecta, para o artesanato, emprego e segurança alimentar.


Com relação a pecuária, defende a adopção de medidas que “promovam e protejam o criador organizado e empreendedor, modernizando e agilizando, designadamente, o funcionamento do Posto Agro-pecuário do Calejão, enquanto estrutura técnica especializada de suporte e acompanhamento da criação de gado em estábulos”.


Segundo as propostas da candidatura ‘ventoinha’, da conjugação desses dois sectores – agricultura e pecuária – “surgirá, seguramente, nas zonas rurais, a pequena indústria de cunho agro-pecuário, geradora de emprego e auto-emprego, tão necessária ao combate a pobreza e a ocupação produtiva, logo propiciadora de riqueza”.


No concernente a pesca, a candidatura do MpD afirma que, enquanto sector de vocação económica do município, a pesca deverá merecer uma particular atenção da parte do poder local.


Caso ganhe as eleições de 18 de Maio, promete, no âmbito das suas competências especificas, criar condições institucionais e outras para o seu desenvolvimento e associar-se ao Governo na promoção da pesca no município da Ribeira Brava, designadamente, na atracção de investimentos para o sector.


CH

Inforpress/fim