Praia, 24 Mar (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Lívio Lopes, disse, hoje, que não está, por horas, na previsão do Governo a construção de um novo edifício para albergar a esquadra policial de Tarrafal de São Nicolau.
O governante respondia, na sessão parlamentar deste mês, que teve inicio esta manhã, na Assembleia Nacional, ao deputado da bancada do PAICV, Manuel Fernandes, sobre a previsão da construção da nova esquadra, tendo em conta as condições de precariedade em que se encontra o actual edifício onde está instalada a Polícia Nacional.
Lívio Lopes justificou esta decisão com o facto do posto policial de Tarrafal ter sido elevado à categoria de esquadra com a criação desse município, em 2005, tendo o edifício sido remodelado em Novembro de 2007.
“Por isso entendemos que a intervenção deverá ser gradual, uma vez que temos que ter em conta a situação de outras esquadras a nível do país”, disse o governante, precisando que aquilo que foi feito no Tarrafal inscrever-se no quadro das intervenções feitas a nível das novas esquadras e municípios.
Uma questão que mereceu a contestação do deputado do Movimento para a Democracia, Teófilo Figueiredo, já que, segundo argumentou, “uma casinha social do tempo colonial não pode satisfazer às exigências de uma esquadra da sede dum município”.
Neste âmbito, o deputado ventoinha aproveitou para sugerir ao ministro da Administração Interna a efectuar uma visita à referida esquadra e inteirar-se “in loco” da real condição em que ela se encontra.
“Há situações que já constatamos e que são situações de degradação bastante preocupantes e em que já iniciamos o processo de reinstalações ou de remodelação”, fez saber o governante, segundo o qual, no quadro das visitas que efectua aos vários comandos policiais do país, estará, igualmente, na sua agenda uma deslocação à São Nicolau para poder fazer um estudo comparativo das instituições a nível nacional.
Posto isto, Lívio Lopes garantiu que já foi nomeado um oficial da PN para chefiar a esquadra do Tarrafal, mas ainda se encontra de férias para depois iniciar logo depois as novas funções.
Em termos de efectivos, Lívio Lopes anunciou que vai haver um aumento considerável de número de agentes para as esquadras de Sal e do São Nicolau.