Trabalhos para levar água furo Cabecalinho a vila Ribeira Brava já se iniciaram

Vila da Ribeira Brava, 29 mar 08 (Inforpress) – A delegação do Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA) em S.Nicolau promete colocar água na vila da Ribeira Brava o mais breve possível, a fim de resolver o grave problema de abastecimento por que passa este centro urbano.


O delegado local desse MAA disse, esta manha, à Inforpress que os trabalhos com vista a adução da água do furo de Cabecalinho para a vila da Ribeira Brava já se iniciaram e que, dentro de dois ou três meses, o precioso liquido estará na rede que conduz a àgua do Torno até este centro.


A água do referido furo será canalizada para um reservatório de cinquenta metros cúbicos, cujos trabalhos de construção iniciaram-se, esta semana, junto ao furo, e daquele para um outro de cem metros cúbicos a ser erguido na zona por onde passa a rede da nascente do Torno.


Segundo Adilson Melicio, uma parte da água do furo de Cabecalinho será destinada ao abastecimento da vila da Ribeira Brava e outra parte à irrigação naquela localidade.


Com um caudal que permite uma exploração de 200 metros cúbicos/dia, o furo de Cabecalinho tem uma profundidade de duzentos e setenta metros.

Continue lendo...

“Juventude em Marcha” apresenta ao publico sanicolauense “Jazigo de Boca D’Pistola”

Vila da Ribeira Brava, 26 Mar 08 (Inforpress) – O grupo teatral “Juventude em Marcha” chegou hoje em S.Nicolau para apresentar ao público desta ilha a sua mais recente peca, que tem por nome “Jazigo de Boca D’Pistola”.

Nesta ilha, o grupo de teatro portonovense tem agendado três espectáculos, o primeiro a realizar-se amanhã, 27, no polivalente de Fajã.

“Jazigo de Boca D’Pistola” será exibida ao público da vila da Ribeira Brava sexta-feira, 28, e ao público do tarrafalense, sábado, 29.

A deslocação de “Juventude em Marcha” a S.Nicolau enquadra-se no programa de comemorações do vigésimo quarto aniversário desse grupo teatral.

Continue lendo...

Tarrafal de São Nicolau: Construção de nova esquadra policial não está nas previsões do Governo

Praia, 24 Mar (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Lívio Lopes, disse, hoje, que não está, por horas, na previsão do Governo a construção de um novo edifício para albergar a esquadra policial de Tarrafal de São Nicolau.

O governante respondia, na sessão parlamentar deste mês, que teve inicio esta manhã, na Assembleia Nacional, ao deputado da bancada do PAICV, Manuel Fernandes, sobre a previsão da construção da nova esquadra, tendo em conta as condições de precariedade em que se encontra o actual edifício onde está instalada a Polícia Nacional.

Lívio Lopes justificou esta decisão com o facto do posto policial de Tarrafal ter sido elevado à categoria de esquadra com a criação desse município, em 2005, tendo o edifício sido remodelado em Novembro de 2007.

“Por isso entendemos que a intervenção deverá ser gradual, uma vez que temos que ter em conta a situação de outras esquadras a nível do país”, disse o governante, precisando que aquilo que foi feito no Tarrafal inscrever-se no quadro das intervenções feitas a nível das novas esquadras e municípios.

Uma questão que mereceu a contestação do deputado do Movimento para a Democracia, Teófilo Figueiredo, já que, segundo argumentou, “uma casinha social do tempo colonial não pode satisfazer às exigências de uma esquadra da sede dum município”.

Neste âmbito, o deputado ventoinha aproveitou para sugerir ao ministro da Administração Interna a efectuar uma visita à referida esquadra e inteirar-se “in loco” da real condição em que ela se encontra.

“Há situações que já constatamos e que são situações de degradação bastante preocupantes e em que já iniciamos o processo de reinstalações ou de remodelação”, fez saber o governante, segundo o qual, no quadro das visitas que efectua aos vários comandos policiais do país, estará, igualmente, na sua agenda uma deslocação à São Nicolau para poder fazer um estudo comparativo das instituições a nível nacional.

Posto isto, Lívio Lopes garantiu que já foi nomeado um oficial da PN para chefiar a esquadra do Tarrafal, mas ainda se encontra de férias para depois iniciar logo depois as novas funções.

Em termos de efectivos, Lívio Lopes anunciou que vai haver um aumento considerável de número de agentes para as esquadras de Sal e do São Nicolau.

Continue lendo...

Desportivo Ribeira Brava derrota o Atlético

(Inforpress) – A sétima jornada do campeonato regional de futebol foi marcada pela derrota do Atlético frente ao Desportivo Ribeira Brava por zero bola a uma (0-1), resultado que consolida a liderança da formação azul e branca nessa prova e empurra o seu adversário na corrida ao titulo para a quarta posição na tabela de classificação.


Vila da Ribeira Brava, 24 Mar 08


O Futebol Club Ultramarina, candidato mais directo do Desportivo Ribeira Brava na disputa do titulo, venceu também nessa jornada, mas continua com quatro pontos de diferença em relação ao líder.

Com a derrota do Atlético, o Belo Horizonte sobe para a terceira posição da tabela classificativa, já que averbou vitória frente ao Sport Club Calejao.

Resultados dos jogos da sétima jornada:
Belo Horizonte, 4 – Calejao, 0;
Talho, 0 – AJAT’SN, 1
Praia Branca, 0 – Ultramarina, 1;
Ribeira Brava, 1 – Atlético, 0

Jogos da próxima jornada (oitava)
Ultramarina x AJAT’SN;
Atlético x Talho;
Ribeira Brava x Belo Horizonte;
Praia Branca x Calejao.

Continue lendo...

Mercado Municipal Ribeira Brava reabre as portas na próxima semana

Vila da Ribeira Brava, 20 Mar (Inforpress) – As portas do Mercado Municipal da vila da Ribeira Brava serão reabertas na próxima semana, depois do encerramento desse edifício em Abril do ano passado para obras de remodelação.

Segundo uma fonte da Câmara Municipal, o projecto foi orçado inicialmente em quinze mil contos, mas o custo global das obras foi superior, devido a alguns imprevistos surgidos no decorrer da sua execução.

O financiamento do projecto teve como proveniência um empréstimo bancário, o tesouro municipal e a Cooperação Luxemburguesa, que disponibilizou recursos para as obras na cave do edifício.

Com remodelação feita, o mercado municipal da Ribeira Brava passa a dispor de escritório para a sua gerência, dois talhos e várias lojas.

Os espaços destinados às lojas, tanto poderão servir para escritórios como para comercio.

A ocupação das lojas será mediante concurso em hasta pública, a ser realizado no próximo dia 28.

Continue lendo...

Alunos da Ribeira Brava marcham pela preservação da água

Vila da Ribeira Brava, 19 Mar (Inforpress) - Mais de mil alunos, que estudam na vila da Ribeira Brava, marcharam, hoje, pelas ruas deste centro urbano, empunhando cartazes com slogans alusivos à problemática da água.

A maior parte dos slogans vincava a necessidade de uma mudança de atitude por parte da população quanto à utilização da água, tendo em conta a crescente diminuição desse bem, por falta de chuvas para a recarga das nascentes e dos lençóis freáticos.

A marcha foi realizada em saudação ao Dia Mundial da Agua, que se comemora no próximo dia 22. Depois de desfilarem pelas ruas da vila da Ribeira Brava, os alunos concentraram-se no pátio do complexo escolar de Chãzinha, onde foram lidas mensagens sobre a preservação da água e apresentada uma peça teatral abordando a mesma temática.

O programa de actividades para marcar a efeméride incluiu também um concurso de slogans sobre a preservação da água, em que o aluno vencedor será premiado pela direcção local do liceu.

Na marcha de hoje participaram os alunos da Escola Secundaria “Baltazar Lopes da Silva”, da vila da Ribeira Brava, e os alunos do Ensino Básico Integrado (EBI) da Escola “Luís Almeida Gominho”, também desta vila.

Refira-se que as duas escolas são frequentadas, no presente ano lectivo, por mil, 141 alunos, sendo 800 no ensino secundário e 341 no EBI.

Continue lendo...

Equipa técnica já trabalha no projecto dessanilização da água

Vila da Ribeira Brava, 19 Mar (Inforpress) - A ministra do Ambiente e Agricultura, Madalena Neves, reafirmou, esta semana, em S. Nicolau, a decisão do Governo em enveredar pela dessanilização da água do mar para o consumo da população no município da Ribeira Brava.

“A decisão já está tomada e a equipa técnica já esta a trabalhar no projecto”, fez saber a titular da pasta do Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA).Segundo Madalena Neves, depois da dessanilização, toda a água destinada actualmente ao consumo da população será utilizada para se fazer mais agricultura e para se proteger mais o ambiente.

A ministra do Ambiente e Agricultura, que discursava na abertura, em Fajã, do atelier destinado a apresentação e discussão do plano estratégico do eco turismo no Parque Natural de Gordo, aproveitou a ocasião para falar aos presentes do programa de prospecção de aguas subterrâneas em curso nesta ilha, com vista a aumentar a área irrigada.Informou que já foram realizados oito furos e em todos foi encontrada “muita água”.

Desses furos, destaca-se o de Cabecalinho, o qual, segundo Madalena Neves, tem capacidade para produzir duzentas toneladas de água por dia.Uma parte do caudal desse furo, que tem 270 metros de profundidade e uma coluna de água de noventa metros, será destinada ao abastecimento da vila da Ribeira Brava e a outra parte para a irrigação em Cabecalinho.

As outras localidades onde já foram realizados furos são: Preguiça, Campo de Preguiça, Prainha, Queimadas, Fajã (um realizado e outro em curso), Praia Branca e Juncalinho.

Os furos de Prainha, no vale da Ribeira Brava, e Juncalinho destinam-se a dessanilização.

Em Juncalinho, o projecto da dessanilização é da iniciativa da Câmara Municipal da Ribeira e será financiado por uma organização não governamental holandesa.

Continue lendo...

Tarrafal de São Nicolau: MpD exige demissão imediata de António Soares

Mindelo, 18 Mar (Inforpress) – A concelhia do MpD do Tarrafal de São Nicolau exigiu esta manhã, a partir de São Vicente, a “demissão imediata” do presidente da Comissão Instaladora do município sanicolaense, António Soares.

Do Mindelo, onde se encontra em pré-campanha eleitoral na companhia do candidato ventoinha a presidente da câmara tarrafalense, o coordenador do MpD do Tarrafal, Nelson Brito, teceu severas críticas ao também candidato do PAICV, António Soares.

Para ele, António Soares está há três anos em campanha eleitoral com o dinheiro do povo em claro “desrespeito e desprezo” pelas gentes de São Nicolau.

As críticas do MpD são dirigidas com igual veemência ao Governo e ao primeiro-ministro, acusados de realizar um Conselho de Ministros na ilha unicamente para inaugurar um matadouro municipal e uma ligação à rede de água.

Nelson Brito considera que a designação de António Soares para presidir à Comissão Instaladora do Tarrafal foi uma “atitude de maior desrespeito e desprezo das vontades do povo de São Nicolau”, já que o próprio partido que sustenta o Governo havia perdido as eleições autárquicas de 2004 naquela ilha.

A concelhia ventoinha do Tarrafal apela a Comissão Nacional de Eleições para “o mais urgentemente possível” designar o seu delegado para o município, a ver se o “PAICV, pelo menos uma vez, faz campanha limpa e democrática” na ilha de São Nicolau.

Continue lendo...

Presidente PAICV apresenta candidatos às autárquicas de 18 Maio

Vila da Ribeira Brava, 18 Mar (Inforpress) - O presidente do PAIV, José Maria Neves, pediu, sábado, a população do Município da Ribeira Brava para, no dia 18 de Maio, darem uma oportunidade ao município da Ribeira Brava, escolhendo Américo Nascimento para ser seu presidente.

Ao falar para os presentes no comício de apresentação publica dos candidatos desse partido a presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Ribeira Brava, José Maria Neves exortou os ribeirabravenses, com e sem partido, a aproveitarem este momento para reflectirem e pensarem no futuro do seu município, e depois perguntarem se este município não poderá ser mais competitivo, com voz e vez em Cabo Verde , e de ter um “presidente mais presente”.

“Um presidente”, segundo José Maria Neves, “capaz de ouvir nossos pedidos, nossas opiniões e nossas ideias”. Com relação a Câmara que vier a sair das eleições de 18 de Maio, o presidente do PAICV confia que Américo Nascimento será o escolhido do povo, porque com ele haverá um “trabalho de fundo”, uma Câmara “capaz e competente” e porque, também, com ele, será possível “fazer muito mais e melhor para o desenvolvimento da Ribeira Brava e S. Nicolau”.

Américo Nascimento, por seu turno, centrou a sua intervenção na juventude deste município, não fosse essa camada o inspirador do slogan da sua campanha: “Jovens da Ribeira Brava estamos juntos, Juntos vamos ganhar”.

O candidato do PAICV à Câmara da Ribeira Brava considera que a juventude no município da Ribeira Brava “tem sido extremamente ignorada”. Por isso, promete: “a juventude merece muito mais e vai ter muito mais”.

Américo Nascimento promete, por outro lado, uma gestão municipal séria e uma governação cheia de obras e realizações, algumas a serem concretizadas com recurso a parcerias com o Governo e outras como os meios do próprio município.

Entre outras obras e realizações, promete: relva no piso do campo de futebol da Chãzinha, liceu condigno para o município, melhoria do aeroporto do Campo de Preguiça e requalificação e asfaltagem da estrada aeroporto/vila da Ribeira Brava, resolução do problema de água na vila da Ribeira Brava e a construção de uma barragem.

Américo Nascimento promete ainda, caso for eleito, a electrificação de Covoada e Carriçal, valorização e electrificação, quer da Lagoa em Juncalinho, quer da Lagoinha em Estância Brás , arranjo do caminho da Prainha e electrificação dessa praia, melhoria do porto de Preguiça e criação de telecentros em todas as localidades do município.

O candidato do PAICV promete também criar um conselho de juventude, bem como de um gabinete de emigrantes para atender e ajudar esses conterrâneos. O candidato do PAICV a presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Brava é Carlos Ramos, natural de Fajã, formado em direito e professor na Escola Secundaria “Baltazar Lopes da Silva”.

O Presidente do PAICV apresentou, domingo, aos munícipes tarrafalenses os candidatos desse partido a presidente da Câmara Municipal e a presidente da Assembleia Municipal daquele município.

António Lopes Soares, presidente da Comissão Instaladora, concorre para a Câmara, enquanto Emanuel Spencer, quadro da Electra e formado em informática, concorre para a Assembleia. “Vamos continuar juntos” é o slogan da campanha das candidaturas do PAICV naquele município.

Continue lendo...

Belém vai receber energia eléctrica dentro de três meses

Vila da Ribeira Brava, 16 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, José Maria Neves, procedeu, sábado, ao lançamento do primeiro poste de electrificação da localidade de Belém, um projecto que deve ficar concluído dentro de três meses.

O Chefe do Governo disse na ocasião que é “sempre com grande satisfação que lançamos uma obra dessa natureza”.

No caso de Belém, lembrou, que desde a sua primeira visita aquela localidade a população local sempre insistia na electrificação e na resolução do problema de abastecimento de água.

É com satisfação, informou, que o problema de água já esta solucionado e que agora se vai resolver o problema da energia.

O acto de lançamento do primeiro poste de electrificação de Belém contou com a presença do vereador Luís Morais, em representação da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Em nome da população de Belém, Luís Morais agradeceu o Governo pelo projecto, uma vez que “no mundo moderno já não se pode viver sem energia eléctrica”.

“Espero que o processo de electrificação rural em S. Nicolau tenha continuidade e que as localidades de Covoada e Carriçal sejam contempladas brevemente”, advogou. Luís Morais referiu-se, por outro lado, à necessidade da criação da central única para S. Nicolau, a fim de se ultrapassar as deficiências das micro centrais.

Segundo o delegado da Electra em S. Nicolau, Artur Jorge Soares Silva, o projecto de electrificação de Belém será executado em três meses, devendo os trabalhos iniciar-se na primeira semana de Abril.

O projecto está orçado em 11 mil contos e contempla um total de trinta e quatro casas e a instalação de cinquenta candeeiros de iluminação pública.

A electrificação de Belém será feita a partir do posto de transformação existente em Chã de Norte, pelo que serão estendidos seis quilómetros de rede de media tensão e um quilometro e meio de baixa tensão.

Continue lendo...

Primeiro-ministro no lança primeiro poste para electrificação Belém

Vila da Ribeira Brava, 14 Mar (Inforpress) – O Primeiro-ministro, José Maria Neves, procederá, amanha, sábado, ao lançamento do primeiro poste de electrificação da localidade de Belém.

Situada na zona leste de S.Nicolau, Belém esta a cerca de sete quilómetros da vila da Ribeira Brava.

Com a realização deste projecto, Belém vai passar a estar ligada à rede da empresa pública de electricidade e água (Electra), pelo que terá energia eléctrica durante as 24 horas do dia.

Continue lendo...

Furos de águas subterrâneas trazem novas perspectivas a agricultura e a pecuária

Vila da Ribeira Brava, 13 Mar (Inforpress) – Os furos de prospecção de águas subterrâneas realizados, recentemente, pelo Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA), em Campo de Preguiça e nas proximidades dessa localidade, vem abrir novas perspectivas ao desenvolvimento do sector agro-pecuário em S. Nicolau.

Segundo o delegado do MAA nesta ilha, Adilson Melício, a água do furo de Campo de Preguiça vem permitir a dinamização do centro de fomento agrário de Calejão, bem como a criação, também naquela localidade, de um banco germoplasma, destinado a produção de espécies geneticamente melhoradas, particularmente a nível de fruteiras.

A previsão para a exploração do referido furo é da ordem dos 100 metros cúbicos/dia, o que leva o responsável local do MAA a planear, também, a produção de algum pasto bem como a irrigação de alguns hortos familiares no Calejão.

Conforme Adilson Melício, trinta famílias dessa localidade poderão ser beneficiadas com kits agrícolas. Quanto ao furo de Preguiça, este com um caudal de água superior ao de Campo de Preguiça, a sua exploração destina-se a reforçar o abastecimento da vila da Ribeira Brava e à criação de um perímetro irrigado (cerca de dois hectares) em Campo de Preguiça.

Segundo o responsável da estrutura do MAA em S.Nicolau, a água do furo de Preguiça será canalizado para um reservatório de 300 metros cúbicos a ser construído pelos lados da assomada de Campo de Preguiça, a partir do qual se fará a distribuição para a irrigação e para o abastecimento da população da vila Ribeira Brava.

Os furos da Preguiça e Campo de Preguiça fazem parte de um pacote de treze furos que o Ministério do Ambiente e Agricultura prevê realizar, este ano, em S. Nicolau, com vista a aumentar a área irrigada. Até ao momento, um total de seis furos já foi realizado, incluindo o de Preguiça e o de Campo de Preguiça.

Continue lendo...

António Lopes Soares quer continuar a obra iniciada em 2005

Vila da Ribeira Brava, 12 Mar (Inforpress) – António Lopes Soares, Presidente da Comissão Instaladora do Município do Tarrafal, afirmou hoje na vila tarrafalense que vai candidatar-se a Câmara Municipal local porque depois de ouvir o pulsar dos munícipes daquele concelho chegou a conclusão que uma “larga maioria” faz questão que ele seja o “homem certo para continuar a frente dos destinos deste Município”.

Ao falar em conferência sobre as razoes da sua candidatura, António Soares disse, por outro lado, que vai concorrer, porque deve “continuar a obra iniciada a 2 de Agosto de 2005”. “Somos candidatos porque queremos continuar a disponibilizar a nossa experiência, dedicação e empenho, já demonstrados em prol do desenvolvimento do Município do Tarrafal de S.Nicolau”, realçou.

António Soares disse ainda que a postura que assumiu durante estes dois anos e meio a frente da CI daquele município manter-se-á inalterável a frente da Câmara Municipal, isto e: “sempre ouvindo as populações, satisfazendo, paulatinamente, as suas justas reivindicações, o que quererá dizer que vamos continuar juntos”.

“Vamos continuar juntos, sem excepção de qualquer cor, raça, partido ou religião, pois queremos somar sempre e nunca subtrair”, assegurou.

O candidato do Paicv a Câmara Municipal do Tarrafal apela a todos os sanicolauenses, particularmente aos munícipes daquele concelho, residentes ou não, no sentido de continuarem “juntos em prol do desenvolvimento do Município do Tarrafal e de São Nicolau”.

Continue lendo...

Américo Nascimento pede saída Governo para concorrer a Câmara da Ribeira Brava

Vila da Ribeira Brava, 12 Mar (Inforpress) – Américo Soares Nascimento, actual Secretario de Estado da Juventude, já solicitou a sua saída do Governo, para concorrer a Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Em conferência de imprensa realizada, terça-feira, na Ribeira Brava enumerou as razões que o levam a ser candidato a Câmara Municipal ribeirabravense.

Américo Nascimento começou por dizer que nunca deu costas à sua ilha e que vem participando no seu desenvolvimento.

“Pessoas amigas de todas as localidades têm-me solicitado para candidatar-me à presidência da Câmara Municipal, porque querem mudar o rumo das coisas”, explicou. Nascimento afirma que, inicialmente, dizia que podia continuar a dar a sua colaboração, sem ser candidato e/ou presidente da Câmara Municipal. “Mas os apelos foram tão fortes que, contra todas as minhas perspectivas, tive que tomar essa decisão”, acrescenta.

Segundo Américo Nascimento, hoje, muita gente reconhece nele uma “pessoa com capacidade” para continuar a dar toda a sua contribuição em prol do desenvolvimento do Município da Ribeira Brava.

“Sou candidato porque a ilha de S.Nicolau deu-me tudo o que hoje sou e não posso, como filho deste concelho, voltar-lhe as costas no momento em que mais precisa de mim”. Continuando:

“Sou candidato porque os munícipes querem um Presidente presente e amigo do seu povo”. “Sou candidato porque os munícipes da Ribeira Brava querem um novo Presidente”, e “estão cansados da falta de diálogo, de visão e de futuro e esperança para a Ribeira Brava”.

Américo Soares Nascimento, que apresenta-se as autarquias de 18 de Maio próximo, como candidato do PAICV à Câmara Municipal da Ribeira Brava, afirma ainda que os ribeirabravenses “querem um capitão para os guiar a um porto seguro”.E conclui: “Escolheram-me e não tem outra alternativa, senão dizer: estamos juntos, juntos vamos ganhar”.

Continue lendo...

PNMG realiza atelier para socializar estratégia de desenvolvimento do eco turismo

Vila da Ribeira Brava, 10 Mar (Inforpress) – A direcção do Parque Natural de Monte Gordo (PNMG) realizará, no próximo dia 17, na vila da Ribeira Brava, um atelier para a socialização dos planos estratégicos desse parque junto dos principais parceiros do Projecto Áreas Protegias, relativamente ao desenvolvimento do eco turismo e a comunicação.

A abertura do atelier será presidida pela ministra do Ambiente e Agricultura, Madalena Neves. O programa de trabalho dessa reunião inclui ainda a apresentação do estudo relativamente à “avaliação do nível de conhecimento sobre o ambiente nas escolas do EBI do Parque Natural de Monte Gordo”, bem como uma visita ao ilhéu Raso.

No dia 15, a anteceder o atelier, a vila da Ribeira Brava acolherá também a reunião do Comité de Pilotagem do Projecto Áreas Protegidas, cuja agenda de trabalhos inclui, entre outros assuntos, a apresentação das actividades realizadas no ano de 2007 bem como as agendadas para 2008.

Durante o encontro serão discutidos os resultados da avaliação a meio percurso e analisadas as perspectivas de duração da fase 1 do Projecto Áreas Protegidas e o início da fase 2. No dia 16, os membros do Comité de Pilotagem do Projecto Áreas Protegidas deslocar-se-ão ao Parque Natural de Monte Gordo para visitas ao gabinete do parque, viveiro de plantas endémicas, Casa do Ambiente, estação meteorológica, áreas reflorestadas com endemismos, associação de mulheres de corte e costura de Hortelã e hortos escolares nessa mesma localidade.

Continue lendo...

Esquadra Policial Nacional no Tarrafal clama por melhores meios de trabalho

Vila da Ribeira Brava, 07 Mar (Inforpress) – A esquadra policial da vila do Tarrafal, em pleno século XXI, carece dos mais elementares meios de trabalho, os quais qualquer trabalhador da administração publica cabo-verdiana poderá tê-los na sua casa, que são o telefone e o aparelho fax.

Segundo o chefe da estrutura policial daquele município, José Augusto Andrade, a esquadra do Tarrafal dispõe apenas de um telefone e para receber chamadas (132). Quando tem a necessidade de enviar uma mensagem para o Comando via fax são obrigados a recorrer a outro serviço, mesmo que o seu conteúdo seja confidencial.

No lugar do telefone, esse responsável policial disse que tem um subsídio mensal de mil escudos para recarregar o seu telemóvel.José Augusto Andrade anota que esse montante só lhe da para contactar com o Comandante na vila da Ribeira Brava.

O atraso daquela esquadra em matéria de meios de trabalho não esta apenas na ausência de telefone e do aparelho fax.A Inforpress apurou que a referida esquadra dispõe de um velho computador que recebeu do Comando Geral, o qual "bloqueia" frequentemente e só utilizado para a elaboração de ofícios dada a sua capacidade de memória fraca.

A esquadra policial do Tarrafal como não dispõe de telefone não pode ter acesso as novas tecnologias de informação, tão necessárias quão importantes são, no mundo de hoje, no trabalho da polícia.

Um agente da polícia da referida esquadra disse a Inforpress que as condições em que trabalham não lhes permitam evoluir e que ele e todos os seus colegas estão desmotivados.

Continue lendo...

Mulher de 35 anos esfaqueada mortalmente

Vila da Ribeira Brava, 06 Mar (Inforpress) – Uma mulher de 35 anos de idade, moradora na vila do Tarrafal, foi esfaqueada, quarta-feira, naquela vila, por uma menina de 21 anos, tendo sucumbido poucos minutos depois, dada a gravidade do ferimento.

O caso ocorreu entre as 18H00 e as 18H30, sendo a agressora detida em flagrante por um agente da Polícia Nacional (PN), que se encontrava nas proximidades do local do homicídio.Segundo do Chefe da Esquadra PN local, José Augusto Andrade, a vítima foi atingida com uma única facada, no ouvido esquerdo, que lhe provocou uma lesão profunda e que originou a sua morte.

A malograda, de nome Rosa Maria de Brito Duarte, fora transportada de imediato para o centro de saúde local, a fim de receber assistência, mas acabou por falecer pouco tempo depois de dar entrada no estabelecimento.

A agressora, de 21 anos, foi apresentada, esta manhã, por volta das 11H00, ao Tribunal da Comarca de S. Nicolau, para a legalização da prisão, mas até aquele momento a PN desconhecia os motivos que levaram aquela jovem a cometer esse hediondo crime.Segundo apurou a Inforpress, no Tarrafal correm rumores de que questões de ordem passional estarão na origem do referido crime, já que a agressora e uma filha (esta de 17 anos) da vítima namoravam um mesmo indivíduo.

O caso deixou a vila do Tarrafal e toda a ilha de S.Nicolau em estado de choque, uma vez que casos de homicídios são muito raros nesta parcela do território nacional.O Chefe da Esquadra Policial do Tarrafal disse à Inforpress que este é o terceiro homicídio ocorrido naquela vila desde o ano de 1985.

A vítima de ontem deixa cinco filhos menores, incluindo a rapariga de 17 anos, que frequenta o liceu do Tarrafal.

Continue lendo...

Amílcar Spencer Lopes anuncia recandidatura à Câmara da Ribeira Brava

Vila da Ribeira Brava, 05 Mar (Inforpress) – O edil Amílcar Spencer Lopes anunciou, na tarde de terça-feira, a sua decisão de concorrer de novo à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava nas eleições autárquicas de 18 de Maio próximo.

O actual presidente do município ribeira bravense disse que tomou esta decisão depois de discutir o assunto com a sua equipa actual, com os seus colaboradores mais próximos e com o seu partido, o MpD, bem como com a sua família e com os seus amigos e “ouvir e escutar muita gente anónima”.

Spencer Lopes afirmou que todas as pessoas contactadas, de diversos quadrantes e extractos sociais, foram “unânimes em incentivar-me a continuar a liderar o município da Ribeira Brava, de maneira a se consolidar os ganhos e avanços já alcançados em vários domínios de desenvolvimento do município e da ilha”.

O edil da Ribeira Brava assegura que o propósito da sua recandidatura é o de “consolidar os resultados já obtidos”, designadamente na recuperação da auto estima e da memória colectiva dos sanicolauenses, no saneamento básico, recolha e tratamento dos resíduos sólidos, na gestão dos recursos hídricos e do abastecimento de água as populações e no ordenamento do território.

Afirmou ainda que a sua recandidatura tem por propósito consolidar os resultados obtidos “na promoção da habitação condigna, na organização e modernização dos serviços municipais, na qualificação dos recursos humanos, na valorização do património cultural, na capacitação dos jovens, na generalização do desporto, no diálogo permanente com as populações, por forma a que o município e a ilha estejam à altura dos desafios do nosso tempo”.

“Queremos, pois, continuar a ter um município com ambição, um município que seja o nosso orgulho”, acrescenta. Na outra esfera de governação, propõe cultivar um relacionamento aberto e de bom trato com todos os sanicolaenses, desenvolver uma atitude descomplexada, respeitadora e interactiva com os serviços desconcentrados do Estado no município e com o poder central.

Com o município do Tarrafal, propõe “construir uma parceria fraterna e estratégica”, que seja “propiciadora do desenvolvimento regional sustentado e da resolução duradoura dos problemas que ainda afectam ou entravam a afirmação de S.Nicolau no todo nacional”. “Depois da reinvenção da ilha, é tempo de construir o futuro, hoje”, sublinha Amílcar Spencer Lopes.

Continue lendo...

Total de pessoas recenseadas ultrapassou expectativas das CRE

Vilas da Ribeira Brava, 04 Mar (Inforpress) – As duas comissões de recenseamento eleitoral (CRE) em S.Nicolau consideram que o número de pessoas recenseadas ultrapassou as suas expectativas.

No município da Ribeira Brava foram recenseadas quatro mil, seiscentas e vinte e oito pessoas (4628), enquanto no do Tarrafal atingiu-se um total de três mil, duzentas e vinte e quatro (3224). O presidente da CRE da Ribeira Brava, José Luís Reis, não acredita que tenham ficado muitas pessoas por recensear, neste município, com excepção das localidades de Fajã e vila da Ribeira Brava, onde uma ou outra pessoa poderá não se ter dirigido aos postos de recenseamento para cumprir essa obrigação.

Garante, contudo, que aquele que não se recenseou nas duas localidades e porque não o quis fazer, uma vez que os kits deslocaram-se a Fajã, “várias e várias vezes”, enquanto que a vila da Ribeira Brava contou com dois kits fixos nos últimos dias de recenseamento e a afluência foi fraca.

Já no município do Tarrafal, ninguém em idade de se recensear terá ficado fora dos cadernos, segundo o seu presidente, João Domingos.

Conforme esse responsável, tanto a CRE como os partidos políticos concorrentes às próximas eleições fizeram um levantamento das pessoas que habitam nos diferentes bairros da vila do Tarrafal e nas outras povoações desse município e não detectaram nenhuma pessoa sem se recensear.

Continue lendo...

Mais de 19 mil contos para luta contra a pobreza

Vila da Ribeira Brava, 03 Mar (Inforpress) – Cerca de 19 mil e 700 contos serão investidos no corrente ano, em S. Nicolau, no quadro do Plano Local de Luta contra a Pobreza (PLLP), a cargo das Associações Comunitárias de Desenvolvimento (ACD’S).

As actividades e o orçamento que sustenta o referido plano foram aprovados, sábado, pela Comissão Regional de Parceiros (CRP), a qual é constituída por 30 membros dos quais 22 ACD’S. O PLLP é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com 44,9%, Governo de Cabo Verde (40,35%) e os próprios beneficiários (14,74%).

Das 22 ACD’S existentes em toda a ilha de S. Nicolau 4 não estão ainda legalizadas, pelo que não beneficiam dos fundos disponibilizados pelo FIDA e o Governo. Mais de metade (53,8%) do referido orçamento destina-se a realização de actividades produtivas, em sectores como a pesca, agricultura e pecuária.

A melhoria da habitação social continua a merecer também a atenção das ACD’S, uma vez que o orçamento do PLLP para este ano contempla para o efeito cerca de cinco mil e quatrocentos contos. Das localidades de S. Nicolau, só não vêm contempladas no Plano Local de Luta contra a Pobreza a vila da Ribeira Brava, Cabecalinho, Carvoeiros e Cachaço, uma vez que as suas associações comunitárias de desenvolvimento não estão ainda legalizadas.

Continue lendo...

S. Nicolau tem uma taxa cobertura energia eléctrica superior a média nacional

Vila da Ribeira Brava, 01 Mar (Inforpress) – A situação de energia eléctrica em S. Nicolau e, relativamente, estável, não obstante os cortes esporádicos que se verifica na rede aérea (media tensão). Os cortes têm sido, no entanto, por curtos períodos, e devido a curto-circuito na rede rural.

Este ano, já se registaram interrupções no fornecimento da energia por duas vezes, sendo a primeira em Janeiro e a última no passado dia 15. O delegado da Electra em S. Nicolau, Artur Jorge Silva, considera que a situação de energia nesta ilha é boa, comparada com a que existe na maioria dos municípios do país.

Em termos de potência instalada, esse responsável disse que S. Nicolau dispõe de uma potência de dois mil 195 kva, quando a ponta máxima é de 920kw. A central eléctrica, que se situa na vila do Tarrafal, é servida por três grupos electrogéneos, sendo a mais potente de mil e 100 kwa e as outras duas de 775kva e 320kva, respectivamente.

Para reforçar essa potência, um quarto grupo (mil kva) já está em S. Vicente, pronto para ser embarcado para esta ilha. Em termos de cobertura eléctrica, S. Nicolau tem uma situação confortável no cômputo nacional.

Conforme aquele responsável, esta ilha tem uma taxa de cobertura de 79,8%, que é superior à media nacional. Apenas quatro povoações da ilha não desfrutem ainda de luz eléctrica, ou sejam, Carriçal, Belém, Covoada e Ribeira Prata. Os materiais para electrificação de Belém já se encontram, entretanto, na Praia.

O delegado local da Electra garantiu à Inforpress que os trabalhos da electrificação daquela pequena povoação da zona leste da ilha iniciam-se na primeira semana de Abril.

Alem de Belém, o Governo, por ocasião do Conselho de Ministros descentralizado nesta ilha, anunciara que Covoada e Ribeira Prata receberiam energia eléctrica em 2008. A construção da central única consta do plano de actividades da Electra para este ano de 2008.

Será implantada no litoral do Tarrafal, na zona denominada Ponta Preta. A produção e distribuição de energia eléctrica em S. Nicolau, a avaliar pelos dados fornecidos pela delegação local da Electra é, claramente, deficitária em termos económicos. As receitas provenientes das cobranças nem chegam para cobrir os gastos com os combustíveis, indica o responsável local da empresa.

Conforme Artur Jorge Silva, a média mensal da cobrança é da ordem dos oito milhões 770 mil escudos, enquanto a média mensal dos gastos com os combustíveis aproxima-se dos oito milhões 940 mil escudos representando um deficite mensal na ordem dos 170 contos.

Continue lendo...