Vila da Ribeira Brava, 10 Dez (Inforpress) – O Sport Club Atlético completou, domingo, 30 anos de existência, acontecimento que os sócios e os simpatizantes do clube comemoram com orgulho e júbilo.
A ideia da fundação do clube nasceu no dia 9 de Dezembro de 1977, na pequena localidade do Morro, durante os festejos de Nossa Senhora de Conceição, quando um grupo de cinco jovens da vila da Ribeira Brava decidiu romper com o marasmo em que se encontrava S. Nicolau naquela época em termos desportivos.
Na altura, não havia na ilha nenhuma equipa de futebol em activo, pelo que decidiram contribuir para reverter a situação. Para assinalar a efeméride, a direcção do clube realizou, sábado, nas instalações da sua sede social, um convívio dançante, no qual tomaram parte cerca de trezentas pessoas, entre sócios e simpatizantes do clube.
Dos fundadores presentes, marcaram presença nessa actividade Leão Magno de Figueiredo e Rui Alberto Duarte. O primeiro, que vive em Portugal onde exerce as funções de médico ortopedista, deslocou-se, propositadamente, a S. Nicolau para participar nas festas de aniversário do clube que ajudou a criar.
Os outros três fundadores do Sport Club Atlético são Américo Soares Nascimento, sócio numero um e actual Secretario Estado da Juventude e Desportos, José António do Rosário, que vive em S. Nicolau, e Francisco Tavares, este emigrante em Luxemburgo. Aos cinco fundadores do Atlético, a actual direcção clube rendeu, domingo, uma homenagem, pela proeza que tiveram na altura e por aquilo que fizeram para engrandecer a função dessa agremiação desportiva.
Além do convívio dançante de sábado, a direcção do Atlético tem programado um conjunto de outras actividades em saudação ao 30º aniversário do clube, tais sejam: torneio quadrangular de futebol, torneios de futsal e andebol, torneios de guaritipau e bisca, e palestras sobre o desporto, droga e doenças sexualmente transmissíveis.
O torneio quadrangular de futebol realiza-se no próximo fim-de-semana e no mesmo tomarão parte, alem do clube aniversario, as formações do Desportivo Ribeira Brava, Futebol Club Ultramarina e Belo Horizonte.
Durante os 30 anos da sua existência, o Atlético conseguiu acumular dezenas de troféus, conquistados dentro e fora ilha.
Motivo de orgulho, também, para os sócios e simpatizantes do Sport Club Atlético, nas comemorações do seu 30º aniversario, é o facto de, no decurso desse período, terem conseguido construído a sua sede social, um imponente edifício de dois andares, erguido em Estancia de Baixo.