Vila da Ribeira Brava, 26 Dez (Inforpress) – A quadra natalícia, este ano, em S.Nicolau, foi marcada nas sedes dos dois municípios da ilha por uma grande movimentação de pessoas, sobretudo, na véspera do Natal.
O sentimento geral das pessoas contactadas pela Inforpress, é de que não há memoria de outros natais com tanto movimento como o deste ano.
A nível do comércio, o movimento foi, também, notório, tendo alguns comerciantes informado à agência noticiosa cabo-verdiana de que o volume de vendas por este Natal foi superior ao do ano passado.
A única reclamação que se ouviu nessa quadra foi a de que o banco, no caso concreto o BCA, não ter aberto as suas portas no dia 24, deixando muitas pessoas enrascadas, porque não tiveram como trocar o dinheiro que receberam dos seus familiares e amigos que trabalham no estrangeiro.
Muitos gestos de solidariedade para com as crianças e as pessoas de terceira idade foram registados, também, nos dias que antecederam o Natal e continuam a ter lugar durante esta semana. A Câmara Municipal da Ribeira Brava proporcionou lanches a todos beneficiários da promoção social, bem como aos reclusos da cadeia civil.
Aos beneficiários dos vales da Ribeira Brava e Fajã, além do lanche, entregou uma cesta básica composta por géneros alimentícios.
No Tarrafal, a Comissão Instaladora desse Município, a Igreja Católica local e a ARDPI, esta uma associação de cariz desportiva ligada aos deficientes e a pessoas de terceira idade, associaram-se na organização de uma festa de Natal destinada aos idosos das localidades daquele município.
Segundo um membro daquela Comissão, as cerca de 180 pessoas de terceira idade que participaram na referida festa foram servidos um lanche e um almoço. Uma tarde cultural seguiu-se ao almoço.
No vale da Ribeira Brava, a Associação “Jovens Solidários” distribuiu brinquedos a varias crianças locais.
Em Queimadas, um ex-emigrante dessa localidade, com residência na Praia, repetiu o gesto de solidariedade que vem tendo para com as crianças da sua aldeia natal desde há três ou quatro anos, não só oferecendo-lhes um lanche como também brinquedos.
Este ano, porém, o lanche não foi seguido da distribuição de brinquedos, porque estes, embora despachados na Praia, nos balcões dos TACV, com destino a S.Nicolau, ficaram no aeroporto Sal quando vinham para esta ilha.
O Natal sorrirá, este ano, também, para as crianças do Carriçal, as quais um casal da vila do Tarrafal vai proporcionar, amanha, 27, um almoço convívio.