Associação “Jovens Solidários” tem em preparação um “Mega Natal”

Vila da Ribeira Brava, 19 Dez (Inforpress) – A Associação “Jovens Solidários” (AJS), com sede na vila da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, prepara-se para realizar um “Mega Natal naquele centro urbano.

Segundo o presidente da AJS, Iamylson Martins Soares, as actividades que marcarão a grande festa natalícia realizam-se no próximo domingo, 23, com inicio as treze horas. O grosso do programa concentrar-se-á na Praça “Cónego Boucas”, sendo as crianças o alvo principal das actividades.

A anteceder as actividades que serão realizadas na referida praça, um carro feito Pai Natal percorrerá os diversos bairros desta vila, distribuindo brinquedos às crianças. De acordo com Iamylson Martins, entre as actividades programadas para a Praça “Cónego Correia”, destacam-se vários concursos para testar o nível e a capacidade dos participantes, que serão crianças e adolescentes.

Os concursos serão a nível da pintura, desenho, poesia e cultura geral, e os vencedores receberão prémios pecuniários.

O programa terá, também, uma parte musical, durante a qual serão entoadas canções da quadra natalícia, a cargo do grupo coral da Igreja Nazarena local.

A programação que a AJS tem para o Natal não abarca apenas as crianças. No sábado, 22, os membros dessa organização juvenil visitarão os reclusos na cadeia civil da Chãzinha aos quais oferecerão um lanche. No mesmo dia, a anteceder o convívio com os reclusos, a associação dos jovens da Ribeira Brava visitara os doentes internados no Centro de Saúde local.

Segundo Iamylson Martins, o programa natalício da AJS vai até o dia do Ano Novo. Para a realizar as actividades programadas para este Natal, esta associação conta com a contribuição dos próprios associados e com apoios já conseguidos junto da Cabo Verde Telecom e da delegação do Ministério do Ambiente e Agricultura em S.Nicolau.

No desabrochar de cada ano, a AJS lança à rua uma mensagem, em estilo de slogan, através da qual essa associação procura inculcar na sociedade algo positivo e que a dê forças para vencer os desafios e as dificuldades com que se depara ao longo do ano. Para este ano, que está prestes a findar, a mensagem foi esta: “Persistência vence qualquer resistência”.

Em Novembro último, a AJS comemorou o quinto aniversário da sua criação que foi a 13 de Novembro de 2002. A actual direcção dessa associação foi apresentada, publicamente, no passado dia 14, numa assembleia de associados aberta aos parceiros e a elementos da sociedade local.

Nessa assembleia fez-se um breve balanço das acções levadas a cabo pela AJS ao longo dos cinco anos da sua existência. O balanço apresentado dá conta de que, ao longo desse período, essa associação juvenil realizou um total de oitenta e nove actividades nas esferas formativa, desportiva, cultural, recreativa e social.

A nova direcção da AJS elege como áreas prioritária da sua acção a Educação, a Cultura e o Ambiente. Embora seja uma associação juvenil, aceita no seu seio de pessoas de todas as faixas etárias.

Actualmente, conta com 42 associados e 35 colaboradores.