Vila da Ribeira Brava, 05 Dez (Inforpress) – A comunidade sanicolauense em Roma vive momentos de convívio e confraternização, no âmbito de um programa de actividades de índole religioso-cultural, elaborado pela Associação dos Amigos de S. Nicolau na capital italiana, para recordar o saudoso padre Gesualdo.
Em contacto telefónico com a Inforpress, o presidente do conselho de direcção da referida associação, Carlos Almeida, disse que a participação da comunidade nas actividades tem sido “excelente”, e que o programa de convívio e confraternização entre os sanicolauenses em Roma irão prosseguir ate o próximo dia 9.
A abertura do programa teve lugar no dia 30 de Novembro, em Fiuggi, cidade natal do padre Gesualdo, com a apresentação do livro sobre a vida e obra desse sacerdote, feita pelo próprio autor da publicação, José Joaquim Cabral.
O presidente do conselho de direcção da Associação dos Amigos de S.Nicolau em Roma disse que o acto, não obstante ter ocorrido num dia de trabalho, contou com a participação de sessenta pessoas.
Carlos Almeida destacou ainda a presença nesse acto do presidente da Câmara Municipal de Fiuggi, bem como de um representante do bispo da região, que felicitou a associação pela iniciativa. Familiares do falecido padre não deixaram, também, de marcar presença no acto.
Dando prosseguimento ao referido programa, a comunidade sanicolauense em Roma reuniu-se, no passado domingo, em Tranoi, onde foi celebrada uma missa em homenagem ao padre Gesualdo.
A cerimónia religiosa foi dirigida pelo frei José, da Paroquia de S.Francisco no Tarrafal, ao lado de quem estiveram os padres Ilídio e Herculano, estes dois naturais de S.Nicolau e educados e encaminhados para a vida religiosa pelo padre Gesualdo. Alem dos três padres cabo-verdianos, a missa em homenagem ao referido sacerdote contou com a presença de três outros padres italianos.
A anteceder a essa actividade religiosa, decorreu o acto da apresentação, para a comunidade cabo-verdiana em Roma, do livro sobre a vida e obra do padre Gesuldo, por José Cabral. O programa das actividades seria encerrado com um lanche-convivio.
Segundo Carlos Almeida, mais de 200 pessoas participaram nas actividades realizadas, domingo, em Tranoi. Nos próximos dias 8 e 9, a comunidade sanicolauense na capital italiana voltará a reunir-se, para tomar parte nas actividades que encerram o programa elaborado pela Associação dos Amigos de S.Nicolau em Roma, em homenagem ao padre Gesualdo.
No dia 8 haverá um almoço de confraternização, seguido de uma tarde musical, e no dia 9, o autor do livro sobre a vida e obra do referido sacerdote proferira uma palestra sobre a “Cultura de S. Nicolau no contexto da Cultura Nacional”.