Praia, 30 Nov (Inforpress) - O Millennium Challenge Account - Cabo Verde (MCA-CV), vai apoiar o Instituto Nacional de Estatística (INE) no alargamento do Questionário Unificado de Indicadores Básicos de Bem-estar (QUIBB), ao vale de Fajã (ilha de São Nicolau), soube a Inforpress.
Esta parceria, que acontece no âmbito do desenvolvimento das actividades de Seguimento e Avaliação do projecto de Gestão de Bacias Hidrográficas e Apoio à Agricultura do Programa, surge da necessidade do MCA-CV acompanhar o nível de vida das famílias residentes nas zonas de intervenção das bacias hidrográficas onde o projecto Agrícola se desenvolve.
“Fajã será assim considerado como mais um domínio de estudo, podendo neste caso, o MCV-CV obter dados representativos do nível de vida dos agregados familiares das zonas de intervenção e controlo da mesma localidade”, revela fonte do MCA-CV.
Neste âmbito, serão inquiridos 285 agregados familiares. As actividades de recolha de informação no terreno já iniciaram e a disponibilização dos resultados pelo INE está prevista para Março de 2008.
De recordar que, com a implementação anual do QUIBB, o INE pretende disponibilizar aos utilizadores de informação estatística, alguns indicadores de seguimento do bem-estar das populações, nomeadamente indicadores de acesso, utilização e satisfação de alguns bens e serviços públicos (saúde, educação, água potável, electricidade, saneamento entre outros).
Esses indicadores permitem, igualmente, o seguimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e do Documento de Estratégia de Crescimento e de Redução da Pobreza.