Câmara Ribeira Brava agracia cidadãos do Município

Vila da Ribeira Brava, 06 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Brava agraciou, esta manhã, com insígnias honorificas municipais, doze cidadãos deste município, cinco dos quais a titulo póstumo, pelo contributo que deram para o desenvolvimento da ilha de São Nicolau.

O edil Amílcar Spencer Lopes, que falava na sessão solene da Câmara da Ribeira Brava, em saudação a mais este aniversario do seu município, justificou a proposta camarária para agraciar os referidos cidadãos e que a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade, pelo “contributo inestimável” que os agraciados deram para a “valorização e dignificação desta ilha e suas gentes, através do trabalho e da arte, da civilidade ou da cidadania”.

O autarca da Ribeira Brava reconheceu, no entanto, que muitos outros munícipes vivos ou falecidos mereceriam ou merecem, também, uma homenagem condigna, mas, conforme disse, a Câmara teria que começar por algum lado.

“Começamos por estes na certeza de que outros dias melhores virão e outros serão, a seu tempo, homenageados”, afirma. Para Amílcar Spencer Lopes, o importante, neste momento, é “despoletar a iniciativa e fixar o acto, na certeza de que um povo com memória é um povo com futuro”.

Aos homenageados presentes no acto e aos representantes e familiares daqueles que o foram a título póstumo, manifestou o apreço da Câmara da Ribeira Brava pela “postura construtiva” que os distintos munícipes tiveram e pelo “exemplo que representam para todos”.

São estes os cidadãos agraciados:
Padre Mário Cismondi (padre Mauro) - insígnia honorifica municipal de valor, pela dedicação aos desvalidos, aos doentes e aos fiéis;

João Lopes, Filho – insígnia honorifica municipal de reconhecimento, pela sua contribuição para o conhecimento deste Município, da sua gente e da sua historia;

António Pedro Livramento (Toi Sacristão) – insígnia honorifica municipal de mérito, pela notabilidade que ele adquiriu no desempenho da sua actividade profissional.

Benedita dos Reis (Mam’Bena) – insígnia honorifica municipal de mérito cívico;

Ricardina Almeida (Dinha Rica) – insígnia honorifica municipal mérito cívico.

Luís Gonzaga St’Aubyn (Lutcha Gonzaga) – insígnia honorifica municipal de mérito cultural;

Humberto Duarte (Beta d’Preguiça) – insígnia honorifica municipal de mérito profissional;

A titulo póstumo: Luís Almeida Gominho (Senhor Gominho) – insígnia honorifica municipal de mérito educativo;

Luís Francisco Santos (Senhor Luís Enfermeiro) – insígnia honorifica municipal de mérito profissional;

António Rosário Duarte (Nho Antone Julinho) – insígnia honorifica municipal de mérito cívico;

João de Deus Lopes da Silva, Jr. (Di Deus) – insígnia honorifica municipal de valor;

Leopoldina Barreto (Li) – insígnia honorifica municipal de mérito cultural.