Vila da Ribeira Brava, 12 Dez (Inforpress) - A delegação do Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA) em S. Nicolau vai construir três fornos nesta ilha para a produção do carvão a partir da lenha de acácias.
Segundo o delegado local do MAA, Adilson Melício, os referidos fornos serão construídos em Belém, Carriçal e Calejão, e a sua exploração será entregue a associações comunitárias ou a grupos de pessoas locais, como actividades geradoras de rendimentos.
Quanto a colocação do carvão que se vier a produzir, esse responsável disse que o objectivo, no início, é abastecer o mercado local e, posteriormente, atingir outros mercados do país.
Para a implementação desse projecto da produção do carvão, a delegação local vai levar à São Nicolau dois técnicos da ilha do Maio, conhecedores da matéria, para ministrarem uma formação aos beneficiários dessa actividade geradora de rendimentos.
Conforme Adilson Melício, a formação terá uma parte teórica e outra prática e será realizada em Janeiro de 2008.O carvão que se utiliza em S. Nicolau, actualmente, provém da ilha da Boa Vista.