Vila da Ribeira Brava, 19NOV07 (Inforpress) – Um grupo de mulheres das localidades de Queimadas, Carvoeiros, Campinho e Cachaço seguiu hoje para Santo Antão, a fim de conhecer as experiências daquela ilha em matéria da transformação de frutas em doces e licores.
A deslocação das referidas mulheres a Santo Antão enquadra-se na política do Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA) que pretende incentivar e apoiar as iniciativas locais no âmbito da indústria agro-alimentar.
Segundo uma fonte da delegação local do MAA, as contempladas com essa deslocação a Santo Antão foram seleccionadas entre as dezasseis mulheres do meio rural sanicolauense que participaram numa acção de formação no domínio da conservação e transformação de frutas, realizada, recentemente, na localidade de Queimadas, no âmbito do Programa da Luta contra a Pobreza no Meio Rural.
Conforme a mesma fonte, em Santo Antão as referidas mulheres visitarão as unidades de produção de doces e licores existentes nos municípios de Paul e Ribeira Grande, bem como a unidade da produção de queijo no Porto Novo.
Este é o segundo grupo de sanicolauenses que se desloca, este mês, a Santo Antão, para conhecer as experiências daquela ilha na área da transformação agro-alimentar.
O primeiro grupo foi constituído por seis criadores de gado e a visita aquela ilha teve como objectivo conhecer as experiências dos seus congéneres do Porto Novo, tanto nos domínios da criação e do pastoreio, como no domínio da produção do queijo.