Belém vai ter a primeira unidade produção queijo da ilha

Vila da Ribeira Brava, 29 Nov (Inforpress) - A localidade de Belém vai acolher a primeira unidade de produção de queijo na ilha de S. Nicolau.

A primeira pedra para a construção do edifício onde o leite será transformado em queijo e noutros derivados, foi lançada, quarta-feira, pelo secretário de Estado da Juventude e Desportos, Américo Soares Nascimento.

Segundo o delegado do Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA) em S. Nicolau, Adilson Melicio, a construção dessa unidade de transformação do leite esta orçada em mais de oito mil contos e terá capacidade para produzir mais de 200 queijos por dia.

Ele informou ainda que os equipamentos para a unidade já foram encomendados da Itália e que o projecto é do MAA em parceria com o Ministério de Qualificação e Emprego.

Em complementaridade, a unidade de produção de queijo, a delegação do MAA em São Nicolau, construiu naquela localidade um curral comunitário, o qual foi entregue, quarta-feira, também, a cinco criadores locais.

O acto de lançamento da primeira pedra de construção da unidade de produção de queijo contou com a presença do vereador Luís Morais, em representação da Câmara Municipal da Ribeira Brava.