Vila da Ribeira Brava, 02 Nov (Inforpress) - Doze das muitas famílias em S. Nicolau, que habitam, ainda, em casas com precárias condições em termos de segurança e salubridade, viram as suas casas melhoradas pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, no âmbito da politica social desta edilidade para com as camadas mais vulneráveis.
As casas foram “entregues”, quinta-feira, aos seus proprietários pelo edil Amílcar Spencer Lopes, num ambiente de muita alegria e satisfação. Ana Maria Gomes, uma das duas chefes de família beneficiadas em Estancia Brás, ao receber a sua casa reabilitada, disse que, doravante, nas noites de chuva, não terá a preocupação de estar a levantar-se da cama, toda a hora, para ver onde o tecto escorre água para dentro da casa.
Outra das beneficiárias, Antónia Maria Silva, do Cachaço, disse que, nos dias de vento, já não ficará na cama com os olhos arregalados para o tecto, temendo que a velha cobertura de palha da sua casa fosse arrebatada pela ventania.Além dessas duas famílias, mais dez receberam, domingo, da Câmara da Ribeira Brava, as suas casas reabilitadas, num total de 12.O plano da edilidade da Ribeira Brava, segundo Amílcar Spencer Lopes, é reabilitar 40 casas de pessoas vulneráveis até o final do ano.
Nesta primeira fase, foram reabilitadas habitações em Estância Brás (2), Fajã de Baixo (2), Lompelado de Cima (2), Cruz Roque (1), Cachaço (3) e Canto de Fajã (2).A reabilitação dessas casas consta do plano de actividades da Câmara para este ano e esta orçada em oito mil contos.Na maioria dos casos, a reabilitação consistiu na substituição das coberturas de palha, em estado de degradação, por telhas de fibrocimento.Numa das habitações reabilitadas, o betão da cobertura foi substituído por telhas fibrocimento, uma vez que estava podre e a querer desabar, segundo o responsável pela execução das obras.
Nenhuma das 12 habitações reabilitadas dispunha de instalações sanitárias, pelo que foram dotadas de pequenas casas de banho. Segundo o edil da Ribeira Brava, com as obras realizadas nessas habitações, as pessoas passarão a viver em melhores condições e aqueles com idade mais avançada irão envelhecer com mais dignidade.