Responsáveis Município Tarrafal preocupados com situação ambiental nos ilhéus vizinhos

Vila da Ribeira Brava, 20 Nov 07 (Inforpress) – A preservação das zonas de reserva natural integral de Santa Luzia e dos ilhéus Branco e Raso está em perigo, devido a não fiscalização desses territórios.

Segundo o vogal da Comissão Instaladora do Município do Tarrafal pelo pelouro do Ambiente, José Joaquim Cabral, o alerta para a situação que prevalece nos referidos territórios já foi dado, mais do que uma vez, às entidades competentes, designadamente o Instituto Marítimo Portuário e a Direcção Geral do Ambiente.

José Joaquim Cabral, que coordena a equipa técnica municipal para o Ambiente no município tarrafalense, disse que só poderão entrar nessas zonas de reserva natural integral “cientistas devidamente credenciados”, o que não vem acontecendo.

Esse responsável ilustra o que está a passar nas referidas zonas com situações que ele mesmo disse ter constatado.

Precisou que numa ocasião encontrou num dos ilhéus cães a atacar as aves e noutra surpreendeu “pseudo cientistas” a recolher material genético das aves.

José Cabral aponta, ainda, o caso de pessoas que foram surpreendidas a embalsamar pássaros para levarem para o estrangeiro, não se sabe para que fim.

Disse que a televisão mostrou, recentemente, que há matanças de cagarras nessas zonas de reserva natural integral.Conforme esse responsável, Cabo Verde já assinou quase todos os tratados internacionais na área da protecção do Ambiente e foi o segundo pais do mundo a assinar o tratado de México, pelo que deveria fazer mais na preservação do Ambiente no seu próprio território.