Comunidade sanicolauense em Roma recorda Padre Gesualdo

Vila da Ribeira Brava, 25 Nov (Inforpress) - A Associação dos Amigos de S. Nicolau, em Roma, Itália, vai comemorar, este ano, o dia do Santo Padroeiro da sua ilha - Senhor S. Nicolau, sob o signo “Unidos para servir S. Nicolau”.


As actividades comemorativas decorrerão de 2 a 9 de Dezembro e exaltarão a figura do extinto Padre Gesualdo.

Nesse âmbito, será apresentado em Roma, o livro sobre o memorável sacerdote, da autoria de José Joaquim Cabral.José Cabral, que é membro da Comissão Instaladora do Município do Tarrafal, deslocar-se-á a Itália deverá, ainda, proferir duas palestras sobre a vida e obra do Padre Gesualdo.

Conforme o programa das comemorações do dia de S. Nicolau, em Roma, a missa alusiva ao santo padroeiro desta ilha está marcada para 2 de Dezembro e será dedicada ao Padre Gesualdo.Afora as actividades em homenagem ao saudoso padre, o programa inclui uma palestra sobre a cultura de S. Nicolau dentro do contexto da cultura nacional, que será proferida, também, por José Cabral.

A Associação dos Amigos de S. Nicolau em Roma encerrará o programa das comemorações do Dia de S. Nicolau, 6 de Dezembro, com um convívio na sede da Associação “Creola”.

O padre Gesualdo, de seu nome de baptismo Giulio Fiorini, nasceu em Fiuggi – Frosinone, Itália, no dia 26 de Janeiro de 1923. Foi ordenado sacerdote em 18 de Julho de 1948 e em Julho de 1955 chegaria em Cabo Verde.

No mesmo mês (Julho) pisaria o solo de S. Nicolau onde permaneceu até a data do seu passamento, em 22 de Janeiro de 2007.

Foi sepultado no cemitério de Cabeçalinho, em S. Nicolau, no dia 26 de Janeiro, precisamente na data em que completaria 84 anos de idade.