Praia, 14 Nov (Inforpress) - Os habitantes da ilha de São Nicolau podem a partir deste semana assistir às emissões da Televisão de Cabo Verde (TCV), com a entrada em funcionamento de nove centros emissores, financiada pela cooperação portuguesa.
O projecto "Centros Emissores de S. Nicolau" custou 220 mil euros e teve a assistência técnica da RTP, disse hoje à Lusa fonte da cooperação portuguesa na Cidade da Praia.
A televisão de Cabo Verde era até agora vista com deficiência e nalguns locais da ilha nem sequer era vista, situação que foi resolvida com a colocação dos nove emissores e retransmissores na ilha, disse a fonte.
O projecto consistiu em refazer e melhorar toda a rede de emissores da ilha de S. Nicolau, uma ilha montanhosa com 343 quilómetros quadrados, pertencente ao grupo de ilhas do barlavento cabo-verdiano e com pouco mais de 13.000 habitantes, segundo o último censo."Agora, com todos os centros a funcionar, toda a ilha tem acesso à TCV e com muito melhor qualidade", disse a fonte.
O apoio para a melhoria do sinal de televisão insere-se no apoio português à comunicação social de Cabo Verde.Portugal está também a financiar um centro emissor de televisão na ilha do Maio e outro no Monte Pensamento, ilha de Santiago.