Pascoela no Calejão já não e o que era

Vila da Ribeira Brava, 31 Mar (Inforpress) – A tradicional festa de Pascoela no Calejão vem perdendo vida e entusiasmo de ano para ano. Este ano, porém, assistiu-se a “pior Pascoela” dos últimos anos, segundo alguns moradores daquela localidade.


Segundo apurou a Inforpress, o declínio da Pascoela no Calejao, este ano, foi tal que nenhum dos dois bailes populares programados para sábado à noite (véspera da festa) realizou-se, por falta gente.


Os motivos do crescente declínio da mais antiga festa tradicional do Calejao dividem as opiniões dos moradores daquela aldeia.


Alguns moradores consideram que a referida festa entrou em decadência depois que o palco das festividades foi transferido para a zona de Morrinho, quando deveria continuar no local onde, desde sempre, se realizaram as tradicionais actividades culturais e recreativas da Pascoela, ou seja, na zona conhecida por “Canal”.

Outros moradores afirmam que a mudança do local das festividades não tem nada a ver com a perda de influência da Pascoela. Para esses, Pascoela já não e o que era anos atrás, porque as pessoas já não se disponibilizam para organizar a festa, sem nada em troca.

“Agora as pessoas só se preocupam em montar barracas para fazer negócios e a alegria da Pascoela está a desaparecer”, desabafa um morador de Calejão à Inforpress.

Não obstante essa descaracterização desse aspecto da Pascoela no Calejão, em todas as casas daquela localidade a tradição da cachupa de sanfana, na véspera à noite, e do modje de capode com xerém, no dia da festa, mantém-se viva.

Enquanto Calejão está a deixar morrer a Pascoela, Estancia Brás a vem pegando com força, porque a referida festa constitui tradição, também, nesta ultima localidade.

Segundo apurou a Inforpress, Pascoela, este ano, esteve bem animada em Estancia Brás.


Muitas pessoas dessa localidade que vivem na ilha do Sal deslocaram-se a S. Nicolau para passarem a festa na sua aldeia natal.

Do Sal, deslocou-se, também, o grupo musical “Teclado 2”, para animar as festividades deste ano.

A festa da Pascoela é típica de S. Nicolau e comemora-se no domingo seguinte à Páscoa. Antigamente, além de Calejão e Estancia Brás, Pascoela festejava-se também na localidade de Covoada.