Autárquicas 2008: Amílcar Spencer Lopes apresenta linhas programáticas sua candidatura

Vila da Ribeira Brava, 13 Abr 8 (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD) procedeu, sábado, na vila da Ribeira Brava, à apresentação publica das listas com que esse partido irá concorrer à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal da Ribeira Brava nas eleições de 18 de Maio.

O actual edil Amílcar Spencer Lopes encabeça a lista para a Câmara, enquanto Orlando Andrade, vereador desse órgão, lidera a lista para a Assembleia.

O acto realizou-se no Terreiro e contou com a presença do presidente do MpD, Jorge Santos.

No seu discurso eleitoral, Amílcar Spencer Lopes disse que a hora era de balanço do trabalho realizado ao longo desse seu primeiro mandato e da apresentação de propostas de governação para os próximos quatro anos, caso vença as eleições de 18 de Maio.

Em termos de balanço daquilo que a sua equipa realizou durante esses quatros, enumerou diversas acções, um pouco espalhadas por todas as localidades do município, a começar pelo sector do abastecimento de água à população.

Nesse sector, aponta, entre outras realizações, a instalação do Serviço Autónomo de Agua, a reabilitação de todos os chafarizes existentes, a ligação de água domiciliária em localidades como Fajã, Cachaço, Belém e Carriçal. Neste domínio, informou, por outro lado, do contrato já assinado com um empreiteiro para a reabilitação da conduta da nascente do Torno e a melhoria da rede de distribuição da vila da Ribeira Brava, tendo a edilidade recorrido a um empréstimo junto da Agência Francesa de Desenvolvimento para a realização do projecto.

Passando ao sector social, destacou a execução de um programa de construção de casas de banho em habitações de pessoas carenciadas em várias localidades, bem como a reabilitação de quarenta moradias de pessoas pobres.

A nível do ordenamento do território, falou da elaboração do plano urbanístico de Chã de Norte, da elaboração em curso dos planos de Preguiça e Carvoeiros, e do financiamento já garantido, junto da cooperação luxemburguesa, para a elaboração do Plano Director Municipal.

Quanto ao sector desportivo, destacou a construção de três placas desportivas (Queimadas, Calejao e Cachaço), a reabilitação do polivalente de Fajã e a intervenção no campo de futebol de Chãzinha.

A cultura foi também enaltecida por Amílcar Spencer Lopes, no seu balanço, apontando, entre outros feitos, o apoio a todas as manifestações culturais levadas a cabo no município, a criação de bibliotecas em Fajã e Juncalinho, e a vinda a Ribeira Brava de artistas consagrados no panorama musical cabo-verdiano.

No seu balanço, referiu-se ainda aos ganhos obtidos no domínio da administração, tendo afirmado que o sector sofreu “uma grande reforma”.

Neste domínio, enfatizou as mudanças nos Paços do Concelho, passando os funcionários a trabalhar em condições que não lembram aquelas em que trabalhavam antes da remodelação do edifício e da organização e modernização dos serviços.

Em suma, afirma que durante esse primeiro mandato a sua equipa realizou mais de cinquenta projectos/programas.

Quanto a propostas para o próximo mandato, caso venha a ser o escolhido do povo no dia 18 de Maio próximo, Amílcar Spencer Lopes diz que vai prosseguir o caminho iniciado em 2004 e arrancar com outros projectos.

No sector social, entre outras propostas, avançou a construção de moradias sociais para beneficiar a camada mais pobre, a construção de moradias económicas destinadas sobretudo aos jovens, e a construção de um jardim infantil no vale da Ribeira Brava.

No domínio desportivo, as propostas são para a construção de um estádio municipal “de raiz, moderno, com relva sintética e iluminação”, transformação do actual estádio “Dideus” numa escola de futebol para iniciados, a construção de um gimnodesportivo na vila da Ribeira Brava e iluminação das placas desportivas que ainda não dispõem de energia.

Para o sector da cultura, a proposta de destaque vai para a criação de uma casa de música. Esta funcionará no ex-edifício dos nazarenos em Lombinho, agora património do município. O edifício, que será reabilitado, disporá de um auditório, segundo o candidato do MpD para a Câmara Municipal.

Para o meio rural, entre outras propostas, disse que a sua equipa vai continuar com o programa de desencravamento das povoações que não tem acesso a viaturas, com a abertura de vias carroçáveis.

Em termos de estradas, fez saber que vai exigir que o Governo resolva o problema do Carriçal e o de Covoada e que o Primeiro-ministro, José Maria Neves, asfalte a estrada vila da Ribeira Brava/aeroporto, conforme prometera, semanas atrás, no comício da apresentação publica da candidatura de Américo Nascimento.

A nível de saúde, caso obtenha o acordo e o apoio do Ministério de Saúde, pretende lançar uma campanha de vacinação contra o cancro de útero nas raparigas que estão na faixa etária que vai dos 14 aos 16 anos. Nesse sentido, Amílcar Spencer Lopes disse que está a trabalhar com uma organização não governamental italiana.

Com financiamento já garantido, enumerou projectos para construção de um chafariz em Morro, placa desportiva em Estancia Brás , balneares em Ribeirinha (vila Ribeira Brava), cacifo na Preguiça para pescadores, e moradias sociais também nesta última localidade.

Prontos também para arrancar, porque igualmente com financiamento garantido, citou projectos destinados à reabilitação placa desportiva da Preguiça e a unidade sanitária base de Covoada.

Com o Município do Tarrafal, o candidato do MpD disse que pretende estabelecer uma “parceria estratégica e fraterna” com aquele município, porque os dois municípios (Ribeira Brava e Tarrafal) não podem estar de “costas voltadas um para o outro”. Conforme o referido candidato, no quadro da referida parceria, os dois municípios, conjuntamente, poderão criar alguns serviços, particularmente nos domínios de água e saneamento.

O presidente do Movimento para a Democracia, Jorge Santos encerrou o comício com rasgados elogios ao trabalho realizado ao longo desses anos por Amílcar Spencer Lopes e sua equipa e com as criticas que vem tecendo à prestação do Governo de José Maria Neves.

Referindo-se ao trabalho realizado, disse que, quem visita S.Nicolau, frequentemente, quem anda pelas localidades do município da Ribeira Brava, chega à conclusão de que o programa de governação da actual equipa camarária foi cumprido.

Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela Câmara, no tocante nomeadamente à requalificação da vila da Ribeira Brava, massificação da satisfação das necessidades básicas da população, ligação domiciliaria de água, saneamento do meio ambiente e desencravamento de localidades constitui uma “grande base para relançar a actividade económica no concelho de Ribeira Brava”.

Relativamente à figura do actual edil da Ribeira Brava, na opinião de Jorge Santos, Amílcar Spencer Lopes é “uma personalidade nacional, um presidente de Câmara que orgulha o MPD e S.Nicolau”, e um edil que é “uma referencia a nível nacional”.

Em relação ao perfil profissional do seu colega de partido, considera-o “um jurista de primeira linha, com credibilidade a nível nacional na área jurídica”.

Pelas razões apontadas a favor do actual autarca da Ribeira Brava, pede aos munícipes ribeirabravenses para lhe darem o voto de confiança no dia 18 de Maio para que continue a construir o futuro deste município.

Jorge Santos disse que Ribeira Brava é um concelho que tem condições para estar na linha de frente do desenvolvimento de Cabo Verde e do desenvolvimento do turismo nacional.

Para relançar a actividade económica em S.Nicolau e no município da Ribeira Brava, o presidente do MpD disse que S.Nicolau precisa de uma rede de estradas de primeira categoria de um aeroporto internacional, de médio porto, para receber voos internacionais, além da ampliação e modernização do porto do Tarrafal.

No acto da apresentação publica das listas desse partido para a Câmara e Assembleia municipais fizeram uso palavra ainda Luís Morais, que é o número dois da lista para o órgão executivo, e Orlando Andrade, que é o cabeça de lista para o órgão legislativo.

Constituição da lista para a Câmara:

Amílcar Fernandes Spencer Lopes

Luís da Graça Morais

Benvindo Cabral Almeida

Osvaldo Fonseca

Lisa Jacira Lopes Figueiredo

Suplentes

Daniel Monteiro Cabral

José Manuel do Rosário Ramos

Eduino Mateus Oliveira Gonçalves

Ailine Helena Carvalho Conceição