S.Nicolau: Gestos solidariedade a favor dos mais necessitados marcaram o Natal

Vila da Ribeira Brava, 26 Dez (Inforpress) – Os sanicolauenses festejaram o Natal com muita paz e harmonia como é do seu timbre.

Fora do ambiente familiar, muitos sanicolauenses consideram, porém, que as festas natalícias deste ano estiveram “frias”, porque faltou colorido ao ambiente e o comércio não transmitiu o habitual “ar” do Natal, com montras enfeitadas e com as prateleiras guarnecidas de “prendas” e guloseimas próprias da época.

“Nunca vi um Natal sem figos”, lamenta uma habitante da Ribeira Brava, ao referir-se à ausência de frutos secos, este ano, nas festas natalícias.

Nas comemorações natalícias deste ano, destacam-se, contudo, a realização da semana de solidariedade promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Brava a favor dos mais necessitados, e as acções, também de solidariedade, levadas a cabo pela edilidade do Tarrafal, a favor dos carenciados - velhos e crianças - daquele município.

A semana de solidariedade promovida pela Câmara da Ribeira-bravense ficará marcada nas mentes de muitas famílias, não pelos lanches e sestas básicas distribuídas aos carenciados, que é uma prática da quadra natalícia, mas sim pelo gesto dessa edilidade no domínio da habitação social.

Na vila da Ribeira Brava, por exemplo, terá comovido uma boa parte da população local a entrega das chaves de uma habitação social construída de raiz à Guida de Daluce e ao seu filho Djei, este um deficiente mental.

O acto contou com algumas centenas de pessoas e alguns dos presentes não conseguiram conter lágrimas quando Guida e o seu filho receberam, das mãos do edil Américo Nascimento, as chaves da casa que lhes dá o amparo e o conforto de que necessitavam.

Muitos moradores da vila da Ribeira Brava, particularmente os de Estância de Baixo (bairro da Guida) não ficaram indiferentes ao gesto de solidariedade da Câmara para com Guida e o filho, pelo que organizaram-se e mobilaram a casa dessa sua vizinha.

Da ilha do Sal, chegou também um gesto de solidariedade de Manuel Adrião, este um empresário natural de S. Nicolau e residente naquela ilha, que disponibilizou um fogão e um colchão para aquela família.

No Tarrafal, a edilidade local ofereceu cestas básicas aos cerca de 300 carenciados daquele município, além de um lanche-convívio a eles organizados na sede municipal.

A solidariedade da Câmara tarrafalense estendeu-se também aos cerca de 400 alunos carenciados do município aos quais foram distribuídas prendas em material escolar.

CH

Inforpress/fim