S. Nicolau: Espírito natalício ainda fraco

Vila da Ribeira Brava, 22 Dez (Inforpress) - O centro da vila da Ribeira Brava conheceu, hoje, um bom movimento de pessoas atarefadas com os preparativos do Natal.

É a primeira amostra de que se está na quadra natalícia, uma vez que os sinais do Natal, em termos da azáfama popular, ainda não se tinham verificado na sede do município da Ribeira Brava.

A azáfama de hoje verificou-se, entretanto, apenas no centro da vila da Ribeira Brava, onde estão sedeados o banco, os correios e o grosso do comércio, incluindo o mercado municipal.

Nos outros pontos desta vila, vive-se o marasmo que tem caracterizado esta urbe desde que entrou o ano de 2008.

Conforme apurou a Inforpress, o movimento nas lojas (apenas no centro da vila) foi mais para a compra dos produtos do dia a dia, uma vez que os da ocasião, como frutos secos e outras guloseimas da época não chegaram ainda em S. Nicolau.

Em termos de brinquedos, não há muita novidade para a meninada, porque faltou barco para os trazer da Praia, a qual, nos últimos anos, tem sido o principal fornecedor, através do comércio chinês, das "prendas" que os pais e os padrinhos dão aos filhos e afilhados nesta época do ano.

Em termos de enfeites, os sinais de Natal são ainda bastante escassos, exceptuando a gigante árvore de Natal colocada pela Câmara Municipal no meio do Terreiro (largo da Igreja Matriz), que dá o espírito natalício ao local.

As ruas da vila da Ribeira Brava não foram decoradas com enfeites luminosos, à semelhança do ano passado, porque a delegação local da Electra desaconselhou a sua utilização este ano, por razões técnicas.

Segundo uma fonte dessa empresa, os enfeites luminosos com que a Câmara Municipal ornamentou a sede municipal no ano passado não são novos e uma boa parte encontra-se danificada, pelo que criariam "problemas técnicos" à rede da iluminação pública, caso utilizados este ano.

Mas quem não tem razões de queixa quanto a quadra natalícia deste ano são as pessoas carenciadas.

Em todo o município da Ribeira Brava, a Câmara Municipal vem oferecendo lanches e cestas básicas a essa camada da população.

Mais felizes ainda encontram-se as pessoas que até há poucos meses eram desafortunadas pela sorte, porque nem um tecto para se abrigarem do frio e da chuva tinham.

A Câmara Municipal da Ribeira Brava decidiu levar um gesto de solidariedade a essas pessoas, nalguns casos construindo habitações de raiz e noutros procedendo à reparação de casas de alguns carenciados.

O gesto de solidariedade do elenco camarário de Américo Nascimento cedo contou com a mão amiga de pessoas benfeitoras que estão a contribuir também para melhorar a vida daqueles que mais precisam da ajuda.

CH

Inforpress/fim