Vila da Ribeira Brava, 18 Dez. (Inforpress) - Duzentos agricultores do vale de Fajã (S. Nicolau) irão receber, ao longo de 2009, formação que os capacite a tirar bons resultados dos investimentos em cursos naquele vale, no âmbito do programa Millennium Challenge Account (MCA).
A formação abarca, entre outros domínios, os das novas tecnologias de irrigação, agronomia, acesso ao crédito e marketing direccionado a agro negócios.
A capacitação dos agricultores de Fajã para o aproveitamento das oportunidades que se lhes abrem com o programa MCA está a cargo da empresa norte-americana “Agland Service”, contratada pelo próprio programa, mediante concurso público, para o desenvolvimento de agro negócios nas bacias hidrográficas onde os investimentos são realizados.
A formação será ministrada por especialistas da Agland Service aos técnicos extensionistas da delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos em S. Nicolau que, por sua vez, formarão os agricultores.
Além da formação, à Agland Service estão incumbidas outras responsabilidades no âmbito do contrato com o MCA, designadamente a preparação do centro de embalagem e empacotamento dos produtos hortícolas.
CH
Inforpress/fim