Vila da Ribeira Brava, 28 Fev (Inforpress) – Cerca de 50 jovens de S. Nicolau encontram-se, actualmente, no exterior a fazer formação superior, de um total de 104 vagas postas nos últimos cinco anos à disposição dos estudantes desta ilha, pelo Ministério da Educação e Ensino Superior (MEES), no quadro da cooperação que Cabo Verde mantém com Portugal e Brasil na área do ensino.
Segundo uma fonte da delegação local do MEES, dos estudantes actualmente naqueles dois países, no quadro da referida cooperação, 34 estudam com bolsa e os restantes às expensas dos pais.
No presente ano lectivo (2007/2008), das 13 vagas para formação superior em Portugal apenas 6 foram aproveitadas pelos estudantes sanicolauenses, 4 dos quais contemplados com bolsa.
Em relação ao Brasil, das 13 vagas disponibilizadas, 7 já foram aproveitadas, das quais 5 com direito a bolsa.
Quanto aos cursos que os referidos estudantes estão a fazer, a Inforpress apurou que, nestes últimos cinco anos, a primazia tem sido para os ligados à Estatística, Informática, Direito e Administração e Gestão de Empresas.
Não obstante a vocação agrícola de S. Nicolau, bem como as suas potencialidades no domínio da pesca, nenhum dos estudantes contemplados com vagas ou bolsas pelo MEES está a fazer formação em domínios ligados a esses sectores.
No caso da agricultura, a falta de interesse dos estudantes sanicolauenses parece evidente, uma vez que a grande maioria dos técnicos superiores que tem trabalho nesse sector em S. Nicolau são quadros provenientes das outras ilhas, inclusivamente, de S. Vicente.
Refira-se que o actual delegado do Ministério do Ambiente e Agricultura em S. Nicolau é de S. Vicente, e veio substituir o anterior delegado que também era da ilha do Porto Grande.