Governo vai investir 140 mil contos na bacia hidrográfica vale Fajã

Vila da Ribeira Brava, 21 Fev (Inforpress) - O Governo vai investir, este ano, na bacia hidrográfica do vale de Fajã, cerca de 140 mil contos, no quadro do programa Millennium Challenge Account (MCA).

Os investimentos previstos destinam-se à construção de infra-estruturas de conservação de solos e mobilização de água para a irrigação, bem como a remodelação do centro de extensão rural de Fajã. A primeira pedra para a construção das obras foi lançada, terça-feira, pelo secretário de Estado da Juventude e Desportos, Américo Soares Nascimento, em representação da Ministra do Ambiente e Agricultura (MAA), Madalena Neves.

A Câmara Municipal da Ribeira Brava fez-se representar no acto pelos vereadores Orlando Andrade e Iolanda Soares.

O primeiro pacote de obras, cuja execução iniciou-se, terça-feira, inclui a construção de três reservatórios, sendo um de mil metros cúbicos e dois de 500 metros cúbicos cada, e de vários diques de captação. Estas primeiras obras custarão cerca de 40 mil contos.

O segundo pacote de obras, com início de execução previsto também para breve, contempla a construção de cinco reservatórios de mil metros cúbicos cada, construção de mais diques de captação e retenção, bem como a implantação do sistema de adução de água dos reservatórios para as parcelas que serão irrigadas.
O custo deste segundo lote de obras ascende os 90 mil contos.

Quanto à remodelação do centro de extensão rural de Fajã, cujas obras iniciar-se-ão também em breve, conforme o delegado do MAA em S.Nicolau, Adilson Melicio, o seu custo esta avaliado em 10 mil contos.