Jovens aprendem a produzir papel a partir fibras vegetais

Vila da Ribeira Brava, 14 Fev (Inforpress) – Onze jovens das diferentes localidades circunvizinhas ao Parque Natural de Monte Gordo (PNMG) aprenderam, esta semana, a reciclar papel e a produzir este material a partir de fibras vegetais, designadamente bagaço de cana e troço de bananeira.

A formação foi promovida no âmbito do projecto do PNMG e enquadra-se nas preocupações dos seus responsáveis em capacitar as comunidades locais para a produção de artefactos artesanais, susceptíveis de despertar o interesse dos locais, emigrantes e turistas que visitam a ilha e o parque.

Com a formação desta semana, a direcção do PNMG espera que os jovens, aos quais foram transmitidos conhecimentos e técnicas de reciclar e produzir papel, a partir de materiais locais, “venham a encarar com profissionalismo essa nova forma de gerar rendimentos”, a fim de melhorarem a sua qualidade de vida e “multiplicar as técnicas aprendidas de forma a não deixar cair em desuso conhecimentos antigos”.

Trata-se da quarta acção de formação que a direcção do referido parque promove para capacitar as comunidades que vivem na área do parque, sobretudo os jovens, a desenvolverem actividades geradoras de rendimento e poderem ganhar assim algum dinheiro com o eco turismo.

Nesse quadro, a direcção do PNMG já promoveu acções de formação nos domínios da gestão associativa, corte e costura e cestaria, beneficiando 76 pessoas, na sua grande maioria jovens.