Vila da Ribeira Brava, 19 Fev (Inforpress) – A comunidade de Queimadas vai ter a sua vida facilitada quanto ao abastecimento de água, graças a um projecto de adução que levará o precioso líquido a mais de uma centena de domicílios locais.
Dos 112 domicílios previstos nesse projecto, mais de cinquenta por cento já tem água a jorrar nas suas torneiras.
A rede mãe de distribuição de água foi inaugurada sábado, tendo o acto contado com as presenças do secretário de Estado da Juventude e Desportos, Américo Soares Nascimento, e do edil da Ribeira Brava, Amílcar Spencer Lopes.
Trata-se de um projecto da Associação Agro-pecuária de Desenvolvimento de Queimadas (APDQ) e enquadra-se no Programa de Luta contra a Pobreza no Meio Rural (PLPR). Com um orçamento que ascende os 9 mil 730 contos, a execução global do referido projecto ficará por menos de 6 mil e 500 contos, graças a um forte envolvimento da comunidade de Queimadas.
Os financiadores do projecto são a APDQ/Comunidade beneficiaria, 51 por cento; Ministério do Ambiente e Agricultura, 29 por cento, e PLPR, 19 por cento. A execução do projecto está a cargo da própria Associação Agro-pecuária de Desenvolvimento de Queimadas e conta com a assistência técnica do Serviço Autónomo de Água da Ribeira Brava.
No âmbito do referido projecto foram construídos dois reservatórios de água e instalada uma rede de adução com uma extensão de mil e seiscentos metros.
O projecto incluiu ainda a aquisição de electrobomba, contadores, torneiras, entre outros equipamentos.
O abastecimento de água à comunidade de Queimadas faz-se a partir de Fajã, com a água da galeria.