Vila da Ribeira Brava, 20 Fev (Inforpress) – A grave crise de água por que vem passando a vila da Ribeira Brava nos últimos anos será ultrapassada dentro de três meses.
A solução vira do furo, realizado muito recentemente pelos lados da Preguiça, o qual, embora sem provas de ensaio ainda, diz-se ter água em quantidade e qualidade.
A garantia de que os habitantes da sede do município da Ribeira Brava sairão da penúria de água, dentro de pouco tempo, foi dada, terça-feira, nesta vila, pelo secretario de Estado da Juventude e Desportos, Américo Soares Nascimento (foto), que convocou a imprensa para fazer o balanço desta sua última visita a S. Nicolau.
O governante disse, contudo, que a resolução definitiva do problema de água na Ribeira Brava só acontecerá com a dessanilização, já assumida pelo Governo, e sobre a qual o primeiro passo já foi dado. A dessanilização da água será feita a partir do furo já realizado na Prainha.
Alem dos furos de Prainha e Preguiça, Américo Nascimento falou da prospecção de água subterrânea em curso ou prevista para outras localidades da ilha, com vista a resolver o problema de abastecimento à população e aumentar a área irrigada existente.
Nesse âmbito, disse que já foi realizado um primeiro furo em Fajã e que a prospecção de água já foi realizada, também, em Juncalinho, Cabecalinho, e Praia Branca. Informou que o programa de prospecção de águas subterrâneas em curso abrangerá o município da Ribeira Brava com mais três furos e o município do Tarrafal, também com mais três, um dos quais na Ribeira de Areia.
O equipamento (sonda) de prospecção foi levada na semana passada para o Calejao e, depois de realizar um furo naquela localidade, seguirá para o vale de Queimadas.
Quanto a água do furo de Juncalinho, refira-se que a mesma será dessanilizada para o consumo da população local. O projecto é da Câmara Municipal da Ribeira Brava, que envolveu o Governo na realização do furo e uma organização não governamental holandesa que financiara o dessanilizador e a sua montagem.
A boa nova anunciada por Américo Nascimento quanto às medidas previstas pelo Governo para resolver o problema de água nesta ilha não deixará de agradar a população de Morro Brás, ela, também, sofredora quanto ao abastecimento de água.
Segundo esse governante, os trabalhos de adução da água de Belém aquela localidade iniciam-se na próxima semana