Vila da Ribeira Brava, 18 Jan (Inforpress) – A Paroquia de S. Francisco no Tarrafal e um grupo de pessoas daquela vila pretendem criar em S. Nicolau uma Fundação com o nome do padre Gesualdo, falecido em Janeiro do ano passado.
Segundo o responsável da paroquia Tarrafalense, Frei José, a criação da Fundação “Padre Gesualdo” tem por objectivo “dar continuidade à obra” do referido sacerdote, o qual além da sua actividade pastoral, destacou na realização de acções na área social e formativa dos jovens.
Frei José disse à Inforpress que as linhas gerais que nortearão a criação da Fundação serão definidas num encontro que os promotores da iniciativa realizam no fim da tarde de hoje, no Tarrafal, para o qual foram convidados o pároco Frei Samuel, da paroquia de Nossa Senhora do Rosário, a Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Comissão Instaladora do município onde essa instituição de cariz social ficará sedeada.
Frei José informou, por outro lado, à agência cabo-verdiana de notícias, de que dentro de dois ou três meses a paróquia de S. Francisco e as pessoas no Tarrafal, que foram próximas do padre Gesualdo, vão colocar um busto do referido sacerdote naquela vila, em mais uma homenagem ao saudoso padre.
Conforme o referido pároco, o busto já esta pronto na Itália e foi financiado por familiares do extinto sacerdote e pela Comuna de Fiuggi, de onde ele era natural.
Refira-se que a vida e obra do padre Gesualdo, seu nome de baptismo Giulio Fiorini, já está em livro, cujo autor é José Joaquim Cabral, vogal da Comissão Instaladora do Município do Tarrafal.