Vila da Ribeira Brava, 07 Jan (Inforpress) – O processo de recenseamento eleitoral em S. Nicolau decorre na normalidade, estando já recenseadas mais de mil e quinhentas pessoas, num universo que se prevê inferior a nove mil inscritos.
No município da Ribeira Brava, foram recenseadas, na primeira semana, 730 pessoas, enquanto no município do Tarrafal a cifra de recenseados atingiu os 770.
Quer o presidente da Comissão de Recenseamento da Ribeira Brava, José Luís Reis, quer o da Comissão de Recenseamento do Tarrafal, João Domingos, acreditam que até o final do mês de Fevereiro todas as pessoas inscritas nos cadernos em S. Nicolau estarão recenseadas, caso a média de recenseamento da primeira semana se mantiver.
José Luís Reis disse hoje a Inforpress que a afluência aos postos de recenseamento só não foi maior na primeira semana devido a falta de informação por parte das pessoas. “Não se regista ainda grande aderência, porque muitas pessoas pensam que o recenseamento anterior continua válido”, afirma o presidente da Comissão de Recenseamento do Município da Ribeira Brava.
Esse responsável diz, por outro lado, que o número de kits (2) disponível não permite um maior avanço do recenseamento, porque enquanto um recolhe os dados no terreno o outro os envia da sede para a Comissão Nacional de Eleições.
Já no município do Tarrafal, a dificuldade apontada por João Domingos no recenseamento em curso tem a ver com a falta de documentos de identificação por parte de algumas pessoas.