S. Nicolau: Escola EBI Calejão já entrou na modernidade

Vila da Ribeira Brava, 03 Nov. (Inforpress) - A escola do Ensino Básico Integrado (EBI) do Calejão é o primeiro estabelecimento de ensino em S. Nicolau a beneficiar do programa que a Câmara Municipal da Ribeira Brava pretende cumprir ao longo deste seu mandato, em dotar cada escola do EBI do município de um computador.

O programa denomina-se “uma escola, um computador” e inicia-se no Calejão graças a uma oferta à referida escola de um conjunto de equipamentos informáticos, por parte da Câmara Municipal de Abrantes, Portugal.

Os equipamentos incluem um computador plasma, um data show, um aparelho multifunções (printer, scanner e fax) e um UPS.

O donativo de Abrantes foi entregue no último fim-de-semana à escola de Calejão pelo edil da Ribeira Brava, numa cerimónia em que estiveram presentes professores, alunos e encarregados de educação.

Américo Nascimento disse que o gesto da Câmara Municipal de Abrantes, além de traduzir as boas relações existentes entre os dois municípios gémeos (Ribeira Brava e Abrantes), resulta de um pedido de apoio à escola de Calejão formulado pela sua Câmara à delegação camarária de Abrantes, no decurso da visita que os responsáveis das duas autarquias realizaram em Setembro último àquele estabelecimento de ensino.

Segundo o edil da Ribeira Brava, com o referido computador, a escola de Calejão vai “entrar na modernidade”, porque o mesmo será ligado à Internet.

Um outro donativo recebeu a escola de Calejão no último fim-de-semana, esse traduzido num conjunto de materiais escolares.

A oferta chegou da diáspora, concretamente, de Portugal. Dois emigrantes sanicolauenses radicados nas terras lusas acudiram ao apelo que o edil da Ribeira Brava tem dirigido às comunidades desta ilha residentes no estrangeiro no sentido de participarem no processo de desenvolvimento da sua ilha, sendo uma das formas dessa participação o apadrinhamento de escolas.

De Portugal responderam ao apelo Elsie Ramos e Jaime Ramos. Os dois irmãos fizeram chegar a escola de Calejão, por intermédio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, para apoiar os alunos mais carenciados daquele estabelecimento escolar, algumas batas (uniformes escolares) e um conjunto de materiais didácticos, como livros, cadernos, lápis, canetas e borrachas.

A escola do EBI do Calejão conta no presente ano lectivo com um total de 29 alunos, sendo oito do primeiro ano (primeira classe) e as restantes três classes com sete alunos cada.

A ministração das aulas está a cargo de duas professoras.

CH

Inforpress/fim