O presidente do Instituto Cabo-verdiano de Acção Social Escolar (ICASE), Felisberto Moreira, procedeu, quarta-feira à tarde, na vila da Ribeira Brava, à entrega, simbólica, de cinco kits escolares a alunos carenciados do Ensino Básico Integrado (EBI) desta ilha.
Em toda ilha foram seleccionados quatrocentos e cinquenta alunos carenciados a nível do EBI, aos quais o ICASE vai entregar kits escolares ao longo desta semana.
Cada kit escolar é composto por uma mochila, manual ou manuais, cadernos, caneta, lápis e borracha.
Os 450 alunos beneficiários com kits escolares do ICASE representam cerca de 23 por cento do total de alunos (1984) desta ilha inscritos no início do corrente ano lectivo, no EBI.
Na cerimónia da entrega dos kits escolares, o presidente do ICASE procedeu, também, à entrega dos prémios-bolsa a dois beneficiários desse instituto que completaram o ensino secundário, este ano, e seguiram para Portugal, onde vão licenciar-se.
São os alunos Livonilda Gomes, da vila da Ribeira Brava, e Carlos Alberto Brito, de Fajã.
Os dois participaram num concurso promovido pelo ICASE, a nível nacional, para a atribuição dos referidos prémios, tendo Livonilda ficado em segundo lugar e Carlos Brito em terceiro lugar.
O prémio de primeiro lugar, no valor de 12 mil escudos mensais, foi conquistado por um aluno do Paul, ilha de Santo Antão.
O prémio atribuído ao segundo classificado é na ordem dos 10 mil escudos e o referente ao terceiro lugar no valor de nove mil escudos.
Durante os quatro anos de formação superior, o ICASE garantira as referidas mensalidades aos beneficiários desse instituto e vencedores do citado concurso.
As bolsas são um complemento às atribuídas pelo Ministério de Educação e Ensino Superior.