Governo reafirma compromisso electrificar S. Nicolau a 100 por cento até final seu mandato


Vila da Ribeira Brava, 24 Nov. (Inforpress) - A ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, reafirmou, no último fim de semana, em S. Nicolau, o compromisso do Governo em trabalhar para que esta ilha esteja electrificado a 100 por cento até o ano 2011.


Fátima Fialho que se deslocou á S. Nicolau para presidir o acto de inauguração da electrificação de Belém, aproveitou a sua estadia na ilha para visitar a actual central eléctrica da ilha e o local onde será construída a central única. Essa infra-estrutura será edificada no município do Tarrafal, acerca de 2,5 quilómetros da vila, no sítio conhecido por “Ponta de Cagadinho”.

O pacote de energia que o governo pretende executar nos próximos anos em S. Nicolau inclui, além da construção da central única, a electrificação das localidades que ainda não beneficiam de luz eléctrica, designadamente Covoada, Ribeira Prata e Fragata.

Segundo o director geral da Indústria e Energia, Abraão Lopes, a execução do referido pacote deverá iniciar-se no primeiro trimestre de 2009.

Após a construção da central única, a qual deverá estar concluída até o final do próximo ano, as três micro centrais existentes (as de Morro Brás, Juncalinho e Praia Branca) serão eliminadas e todas as localidades da ilha ficarão interligadas à rede da Electra, com excepção do Carriçal.

Para essa localidade da ponta leste de Carriçal, o governo e a Câmara Municipal da Ribeira Brava estão a trabalhar num projecto de energia renovável.