A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau definiu já um conjunto de meios de saneamentos e infra-estruturas que vai pôr de pé ao longo deste novo ano. Levar água ao domicílio das gentes do Tarrafal, construir fossas comunitárias, casas de banho são, entre outros, meios que visam proporcionar maior conforto e qualidade de vida nesta parte do território nacional que só é município, de facto, a partir de Maio de 2008.
Nisso, um conjunto de obras que vinham sendo executadas já estão em fase final, caso dos trabalhos da rede pública de distribuição de água ao domicílio na localidade de Praia Branca, que aguarda a chegada do sistema de bombagem para beneficiar cerca de 200 famílias.
Também estão sendo construídas fossas comunitárias para despejo dos resíduos líquidos, evitando assim que os mesmos sejam feitos nas praias de banho. As pocilgas existentes nos arredores da Vila estão sendo sucessivamente transferidas para locais próprios, onde foram construídas “Pocilgas Comunitárias dos amigos de Tarrafal”.
Conforme nota de imprensa daquela câmara, ainda no âmbito do saneamento do meio, estão em construção casas de banho para as pessoas mais carentes e desfavorecidas do município e devem continuar os trabalhos de arruamento da Vila do Tarrafal. Construir mais moradias sociais e continuar a reabilitar as casas de famílias carenciadas é outro desiderato que prossegue em 2009, neste que é um dos mais jóvens municípios de Cabo Verde.
E neste desenvolvimento continuado do Tarrafal de S.Nicolau, a aposta maior deve ser marcada com o início de duas grandes infraestruturas: o Liceu do Tarrafal e os Paços do Concelho.
Gilvanete Chantre