S. Nicolau: Ribeira Brava vai ter escola de música

Vila da Ribeira Brava, 20 Out. (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava pretende abrir até o final deste ano, nesta vila, uma escola de música, da qual sairá a futura banda municipal.

Segundo o vereador Carlos Centeio Barbosa, a escola irá funcionar no edifício da ex-Irmandade e terá como professor um músico da antiga banda musical dos Salesianos, em S. Vicente.

Esse responsável informou que numa primeira fase será ministrada apenas a parte teórica, que estará a cargo do referido músico.

A segunda fase será dedicada a parte prática, cujas aulas serão orientadas por um mestre musical, o qual poderá vir, possivelmente, da ilha de S. Vicente.

Conforme Carlos Barbosa, a escola estará aberta a todas as crianças a partir dos seis anos e a qualquer pessoa adulta, independentemente de idade.

Esta primeira escola de música em S. Nicolau contará com um leque variado de instrumentos de sopro, cordas e percussão, a maioria dos quais oferecida pela Embaixada da China à Câmara Municipal da Ribeira Brava há muitos meses, senão mais de um ano.

CH

Inforpress/fim

Continue lendo...

Câmara Ribeira Brava arranca com programa habitação social

Vila da Ribeira Brava, 13 Out. (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Brava deu arranque, domingo, ao seu programa de construção de casas sociais destinadas a famílias carenciadas deste município.

A primeira beneficiária desse programa será Guida de Daluce, que mora com o filho dela (Djey de Guida) em Estância de Baixo, na vila da Ribeira Brava, em condições de habitabilidade bastante precárias.

A primeira pedra para a construção da casa que albergará essa família vulnerável de Estância de Baixo foi lançada ontem pelo edil Américo Nascimento, em acto testemunhado por pessoas amigas e vizinhos de Guida.

Conforme o director do Gabinete Técnico da Câmara Municipal, Adjuto Ramos, a referida casa será do tipo T1, com sala comum, um quarto de cama, casa de banho, hall e quintal.

Esse responsável disse que a referida habitação ficará por mil e 600 contos e que a Câmara Municipal tudo fará para que Guida e o filho passem o Natal nela.

Além dessa família vulnerável, Américo Nascimento informou que a sua Câmara já discutiu outros casos de pessoas que moram em condições de muita precariedade, entre eles o de Armando, em Boqueirão, e o Toy de Tiná, no Morro.

Segundo o edil da Ribeira Brava, esta campanha para a construção de casas sociais é dirigida, primeiramente, aos "mais coitados" e não deverá ser suportada apenas pela Câmara Municipal.

"Tem que ser suportada por toda a gente de boa vontade, porque é neste momento que vemos se existe, verdadeiramente, solidariedade", afirma.

Disse que a contribuição não tem que ser necessariamente em dinheiro, pois poderá ser em material ou mão-de-obra.

Nesse sentido, Américo Nascimento lança um apelo a todas pessoas, sejam elas moradoras na vila da Ribeira Brava e noutras localidades de S.Nicolau, estejam elas nas outras ilhas ou no estrangeiro, a ajudarem a Câmara Municipal na resolução desse problema social.

"Quando nos ajudam, estão a contribuir para o desenvolvimento do município da Ribeira Brava", sublinha.

CH

Inforpress/fim

Continue lendo...

Jovem cabo-verdiana/holandesa apadrinha alunos Escola Queimadas

Vila da Ribeira Brava, 13 Out. (Inforpress) - Os quarenta e sete alunos do Ensino Básico Integrado (EBI) de Queimadas, em S. Nicolau, foram beneficiados, domingo, com uniforme escolar (bata) e vários materiais escolares, fruto de um gesto de solidariedade de uma jovem descendente de pais naturais de S. Nicolau, emigrantes na Holanda.

A jovem Cristina Alves (Kiki) abraçou a ideia lançada pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento, quando da visita deste a Holanda, em fins de Julho último, no sentido de os emigrantes sanicolauenses apadrinharem os alunos da sua ilha natal, tendo em conta as dificuldades financeiras de muitos pais em manter os filhos na escola.

O donativo de Kiki, num montante pecuniário superior a 100 mil escudos, foi enviado à Câmara Municipal da Ribeira Brava e destinado a beneficiar, em materiais escolares, os alunos da escola de Queimadas, durante o corrente ano lectivo.

A entrega dos materiais foi feita pelo edil Américo Nascimento, numa cerimónia em que os pais e encarregados de educação dos alunos beneficiários quiseram estar presentes para agradecer o gesto de solidariedade que veio da Holanda, por parte jovem Cristina Alves.

CH

Inforpress/fim

Continue lendo...